A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

30 de out. de 2008

Oficina discute ATER

[Notícia]

Acontece desde a manhã de hoje (30), no município de Japaratuba, a 4ª Oficina sobre a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), com a presença de 18 técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) lotados na Unidde Regional de Propriá. Seu objetivo é buscar um maior aprofundamento nos princípios e diretrizes da PNATER, construída por técnicos, agricultores familiares, entidades de classes e a sociedade como um todo.

Para a Técnica da Emdagro e coordenadora do evento, Angélica Freitas, a sociedade vem exigindo mudanças consideráveis no tocante a assistência técnica e extensão rural, de forma que os métodos convencionais sejam substituídos pelas práticas agroecológicas. “Estamos em um processo e precisamos fazer essa transição de forma madura e eficiente, por isso, estamos constantemente construindo espaços para nos capacitarmos e, assim, podermos efetivamente contribuir com a promoção do desenvolvimento rural sustentável”, enfatizou Angélica.

“Além do PNATER, este ano realizamos oficinas sobre segurança alimentar e nutricional, educação ambiental e agroecologia, metodologias participativas, políticas públicas e gestão social para o desenvolvimento sustentável, tudo isso com o envolvimento de técnicos dos 39 escritórios locais da Emdagro”, concluiu Angélica Freitas.

Sobre a importância da oficina, o Médico Veterinário da Emdagro, Enock Vieira da Silva, disse ser um momento de mexer nos paradigmas. “Esse é o momento de discutir e fazer de forma diferente. É preciso termos outra visão do mundo, porque, só assim, podemos mudar nossa forma de pensar e passar a agir de maneira sustentável”, afirma Enock.

Partindo de um relato sobre a trajetória da extensão rural no Brasil com ênfase na leitura do documento sobre a PNATER, onde se identifica as ações desenvolvidas nas comunidades rurais em consonância com tal política, o encontro utilizou a metodologia de trabalhos em grupos, para discutir, além dos princípios e diretrizes, o sistema descentralizado de assistência técnica e extensão rural, as questões voltadas a entidades participantes do Sistema Nacional de ATER, gestão e coordenação do Sistema e Recursos Financeiros e Capacitação para a transição.

Abeaci dos Santos, facilitadora da oficina, que oportunizou aos técnicos da Emdagro nivelarem seus conhecimentos sobre metodologias participativas de ATER, afirma que a proposta é fazer uma avaliação da ação da empresa junto aos agricultores familiares, identificando as dificuldades e desafios. “A partir dessa reflexão e auto-conhecimento pode-se construir propostas de ação”, completa Abeaci.
Matéria: Carlos Mariz / Asscom Emdagro
Foto: Suzana Leite/Asscom Emdagro

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com