A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

24 de out. de 2008

Emdagro encerra participação em SNTC

[Notícia]

Após uma semana repleta de atividades, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) encerra na tarde de hoje (24), em Boquim, sua participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com o curso sobre fruticultura, ministrado pelo Consultor de Citros do Estado de São Paulo, Roberto Salva, que vai tratar sobre o manejo e as pragas na cultura do Citro.

A Emdagro participou da SNCT, comemorada esse ano no período de 20 a 26 de outubro, com várias atividades técnicas, a exemplo da palestra realizada, nesta quinta (23) aos alunos da Escola Estadual Dr. Augusto César Leite, em Itabaiana, onde foram abordadas questões sobre agroecologia, com foco nas experiências desenvolvidas em Sergipe, principalmente no município, dando ênfase as necessidades de se trabalhar de forma sustentável através da produção de alimentos limpos, saudáveis e livres de agrotóxicos.

Na oportunidade, a Engª Agrª Elizabeth Campos apresentou a experiência que a Emdagro vem realizando no Centro de Difusão de Tecnologias (CDT), de Itabaiana, reforçando a importância de se produzir uma agricultura com base no modelo sustentável de desenvolvimento rural, visando proporcionar às comunidades uma maior segurança alimentar e nutricional e melhor qualidade de vida.

“A agroecologia vai proporcionar mais autonomia aos agricultores no sentido de que eles possam deixar de comprar insumos aproveitando os que já existem na sua propriedade, como o esterco, a manipueira e outros”, afirma Elizabeth, acrescentado que o escritório da Emdagro de Itabaiana, a exemplo dos demais, se encontra a disposição da população para prestar mais informações.

Bastante atento a tudo o quanto presenciou, o pequeno Bruno (13), aluno da 7ª série, observa que o conhecimento deve ser passado para a família. “Meu pai planta rama de batata, mas é com veneno, agora que sei do mal que o veneno faz, não só pra gente como para o meio ambiente, vou levar essa informação pra ele,” diz Bruno.

À tarde, foi montada uma exposição no pátio da Universidade Tiradentes (Unit), em Itabaiana, com o envolvimento da várias instituições estaduais, em que a Emdagro montou um stand sobre agroecologia, vindo o mesmo a ser visitado por alunos de escolas dos municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora das Dores, Itabi, Brejo Grande, Gararu e Nossa Senhora de Lourdes.


Foto: Marielze Lima/Asscom Emdagro

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com