A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

23 de out. de 2008

Curso em educação ambiental e agroecologia capacita Técnicos

[Notícias]

A socialização de conhecimentos, dentro de uma visão que atenda as expectativas da sociedade através da assistência técnica, é uma constante nas vidas dos profissionais que fazem a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). E tal propósito torna-se o ponto principal das oficinas de formação e qualificação técnica e política que vem sendo promovido para esses servidores. Nesse sentido, acontece desde o dia de ontem (21), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Nossa Senhora da Glória, o curso sobre educação ambiental e agroecologia, que trata de assuntos como segurança alimentar e nutricional; educação ambiental; metodologias participativas; políticas públicas; gestão social e Participação nos Espaços Sociais, destinado a técnicos dos 39 escritórios locais da Emdagro.

Angélica Freitas, Coordenadora dos cursos, destaca que os temas são amplamente discutidos e sugeridos pelos próprios colegas de trabalho. “O mais importante é que os temas que estão sendo trabalhados foram sugeridos pelos próprios técnicos e a programação construída com eles, que sentiram a necessidade de um maior aprofundamento para a realização das ações no meio rural”, informa Angélica.

No tocante ao tema escolhido para esse curso, sobre agroecologia e educação ambiental, a Articuladora da Rede de Agroecologia da Emdagro, Eugênia Ramos, informa que o motivo está ligado ao processo acelerado de desertificação e a diminuição de terras agricultáveis, resultando em um desequilíbrio ambiental que, infelizmente, já faz parte da realidade do homem do campo. E acrescenta dizendo que “essa situação é vivenciada diariamente pelos técnicos da Empresa”, conclui Eugênia.

Segundo Abeaci dos Santos, técnica da Emdagro e facilitadora do curso, a empresa espera estar contribuindo com a sensibilização dos seus técnicos sobre a importância da egroecologia, levando-os a refletirem sobre como utilizar esses conhecimentos adquiridos em ações junto ao agricultor familiar. “Estamos oferecendo instrumentos metodológicos para desenvolverem projetos comprometidos com ações de melhoria da qualidade ambiental nas comunidades trabalhadas”, enfatizou a Abeaci.

O curso, que se estende até a tarde de hoje (22), adotou como metodologia trabalhar o tema a partir de situações vivenciadas pelos técnicos nas comunidades onde atuam, o que possibilitou a troca de experiências quanto ao processamento dos frutos do umbuzeiro; plantio de palma no sistema agroflorestal; elaboração de projetos de crédito direcionados a agroecologia; palestras sobre educação ambiental; apicultura; revitalização do rio Siriri Vivo; estudo dos sistemas produtivos locais; palestras e distribuição de mudas arbóreas em escolas; implantação de horta familiar, roçado comunitário e destinação do lixo.

Na ocasião, ainda foram demonstrados pela Técnica em Desenvolvimento Social, Lúcia Andrade, as formas utilizadas na produção de cadeiras e utensílios feitos com material reciclado, a exemplo de garrafa pet e jornal.

Após a apresentação do último tema, que será proferido pelo Técnico da Emdagro, Wagner Brito, sobre a Situação dos produtos orgânicos a nível global e comercialização de produtos agroecológico na Agricultura Familiar, os participantes pretendem elaborar um publicação da Empresa que sirva de orientação sobre o uso da agroecologia aos pequenos agricultores, tornando suas vidas muito mais saudáveis.

Experiência

Medidas agroecológicas já vêm sendo adotadas em vários cantos do Estado, como é o caso da comunidade Pelado, em Canindé do São Francisco, em que lá, segundo relato dos Técnicos da Emdagro Jailsa Siqueira e Renato Figueredo, a empresa é referência no uso sustentável do bioma caatinga. “Nós também desenvolvemos tecnologias agroecológicas, a exemplo do uso do pó de rocha como adubo mineral”, diz Renato.

Outros cursos

Hoje, também, está sendo iniciado o curso de defesa vegetal sobre a cultura de citros, no Centro de Treinamento, em Boquim. A proposta é discutir temas ligados ao manejo e pragas da cultura do citros, que será ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Roberto Silva, Consultor de Citros de São Paulo.


Programado para ser encerrado no dia de amanhã, o curso conterá uma aula prática com o Consultor de Citros de Sergipe, Jadilson Ribeiro.


Foto: Suzana Leite/Asscom Emdagro

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com