A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

16 de out. de 2008

Dia Mundial de Alimentos é comemorado pela Emdagro

Acontece, durante o dia de hoje, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju, mais uma exposição em comemoração ao Dia Mundial de Alimentos. O evento é organizado todo ano pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean) em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vinculada a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Sesi e Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).

Sua programação conta com exibição de filmes; aula demonstrativa do Cozinha Brasil (Sesi); Exposição do fogão solar e da horta comunitária; apresentação das ações desenvolvidas pela Seides conjuntamente com o Consean; e a feira da agricultura familiar, onde estão sendo comercializados produtos orgânicos produzidos por agricultores rurais assistidos pela Emdagro.

O Dia Mundial de Alimentação, criada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), trouxe como tema esse ano a “Segurança Alimentar Mundial: Os desafios das mudanças climáticas e da bioenergia”, fatores que vêm sendo observados quanto as suas interferências na produção de alimentos.

Para a Nutricionista da Emdagro e membro do Consean, Angélica Andrade Freitas, o objetivo da comemoração do Dia Mundial de Alimentos é proporcionar a sociedade uma ampla reflexão sobre a importância da prática de uma alimentação saudável. “A fome é um problema social que acomete milhões de pessoas pelo mundo a fora. A escassez de alimentos e o baixo poder nutritivo dos produtos que chegam às mesas das famílias são fatores que contribuem sobremaneira para a péssima qualidade de vida do ser humano, deixando-os vulneráveis a diversas doenças”, afirma a nutricionista.

Segundo ela, mais de 900 milhões de pessoas no planeta não tem acesso ao direito fundamental de ter alimentos. “Os dados da fome registram o estado de insegurança alimentar. E quando é que existe segurança alimentar? Quando todas as pessoas têm acesso a alimentos saudáveis e nutritivos em quantidade suficiente para satisfazerem suas necessidades alimentares diárias, e isso não ocorre com 950 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, conforme pesquisa da FAO”, diz Angélica.

“Como fazemos todos os anos, a Emdagro trouxe agricultores familiares que estarão comercializando seus produtos orgânicos, a fim de apresentar aos visitantes o verdadeiro alimento de qualidade”, diz a nutricionista.

O agricultor familiar e Conselheiro da Associação dos Produtores Orgânicos do Agreste (Aspoagre), José Wellington dos Santos, não esconde a satisfação de produzir alimentos orgânicos há mais de 10 anos. “Trouxe para a feira da Emdagro frutas, verduras e legumes, tudo orgânicos, para que as pessoas vejam o que é comida de boa qualidade, isso sim é que é alimento saudável”, afirma José.

Segundo a doméstica, Isidoro dos Santos, que visitava a feira de orgânicos da Emdagro, era a primeira vez em que iria comer alimentos produzidos organicamente. “Nunca na minha vida eu comi verdura orgânica, essa vai ser a primeira vez”, diz Isidoro, acrescentando que tem certeza que esses produtos são saudáveis para a saúde das pessoas.

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com