A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

7 de out. de 2008

Emdagro capacita profissionais em agroecologia

[Notícia]

Proporcionar atualização prática aos profissionais de assistência técnica e extensão rural sobre princípios da agroecologia, com visão no estabelecimento de vínculos que possam fortalecer a agricultura familiar, é a proposta do curso de capacitação sobre agroecologia, que vem sendo realizado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), no município de Boquim, desde o dia 06 deste mês o qual se estende até o próximo dia 09.

Voltado a 30 profissionais da Emdagro, o curso possibilitará uma maior contribuição na construção do processo de desenvolvimento rural que sejam ambientalmente adequado e sócio-economicamente viável na busca de uma agricultura sustentável e em sintonia com a Política Nacional de Assistência Técnica e Rural (PNATER).

Para o Diretor de Assistência Técnica da Emdagro, Jodemir Freitas, a Empresa está preparando técnicos para assumir o novo desafio que é o de trabalharem dentro do modelo da agroecologia, uma vez que, em outros momentos, a Emdagro tem trabalhado a concepção da agricultura convencional, onde são utilizados meios agroquímicos. “o curso é o eixo central da PNATER porque visa trabalhar com modelos de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

Segundo ele, “diferentemente de outros momentos, os técnicos estão se preparando para desenvolver ações dentro da linha agroecologia, um modelo que preconiza outros itens da sustentabilidade que são além da questão econômica as questões social e ambiental”, frisa o diretor.

Os temas tratados no curso abordam questões quanto a segurança alimentar; bases ecológicas para transição e estilos de agricultura sustentáveis; integração animal e vegetal; conceitos e princípios da agroecologia; a importância da biodiversidade; os sistemas diversificados e alternativos de produção; desenvolvimento rural e políticas públicas; agroecologia e mudanças climáticas.


Foto: Carlos Mariz/Ascom Emdagro

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com