A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

30 de out. de 2008

Oficina discute ATER

[Notícia]

Acontece desde a manhã de hoje (30), no município de Japaratuba, a 4ª Oficina sobre a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), com a presença de 18 técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) lotados na Unidde Regional de Propriá. Seu objetivo é buscar um maior aprofundamento nos princípios e diretrizes da PNATER, construída por técnicos, agricultores familiares, entidades de classes e a sociedade como um todo.

Para a Técnica da Emdagro e coordenadora do evento, Angélica Freitas, a sociedade vem exigindo mudanças consideráveis no tocante a assistência técnica e extensão rural, de forma que os métodos convencionais sejam substituídos pelas práticas agroecológicas. “Estamos em um processo e precisamos fazer essa transição de forma madura e eficiente, por isso, estamos constantemente construindo espaços para nos capacitarmos e, assim, podermos efetivamente contribuir com a promoção do desenvolvimento rural sustentável”, enfatizou Angélica.

“Além do PNATER, este ano realizamos oficinas sobre segurança alimentar e nutricional, educação ambiental e agroecologia, metodologias participativas, políticas públicas e gestão social para o desenvolvimento sustentável, tudo isso com o envolvimento de técnicos dos 39 escritórios locais da Emdagro”, concluiu Angélica Freitas.

Sobre a importância da oficina, o Médico Veterinário da Emdagro, Enock Vieira da Silva, disse ser um momento de mexer nos paradigmas. “Esse é o momento de discutir e fazer de forma diferente. É preciso termos outra visão do mundo, porque, só assim, podemos mudar nossa forma de pensar e passar a agir de maneira sustentável”, afirma Enock.

Partindo de um relato sobre a trajetória da extensão rural no Brasil com ênfase na leitura do documento sobre a PNATER, onde se identifica as ações desenvolvidas nas comunidades rurais em consonância com tal política, o encontro utilizou a metodologia de trabalhos em grupos, para discutir, além dos princípios e diretrizes, o sistema descentralizado de assistência técnica e extensão rural, as questões voltadas a entidades participantes do Sistema Nacional de ATER, gestão e coordenação do Sistema e Recursos Financeiros e Capacitação para a transição.

Abeaci dos Santos, facilitadora da oficina, que oportunizou aos técnicos da Emdagro nivelarem seus conhecimentos sobre metodologias participativas de ATER, afirma que a proposta é fazer uma avaliação da ação da empresa junto aos agricultores familiares, identificando as dificuldades e desafios. “A partir dessa reflexão e auto-conhecimento pode-se construir propostas de ação”, completa Abeaci.
Matéria: Carlos Mariz / Asscom Emdagro
Foto: Suzana Leite/Asscom Emdagro

29 de out. de 2008

Bovinocultura de leite é tema de curso

[Notícia]

Capacitar 30 profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para o fortalecimento da agricultura familiar na cadeia produtiva do leite, essa é a proposta do curso sobre bovinocultura, que teve início ontem (28) se estendendo até o dia 31, no município de Boquim, voltado para Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas e Médicos Veterinários lotados nas Unidades Locais da Emdagro do Leste, Sul e Centro-Sul sergipano, além da região do Baixo São Francisco.

O curso vai abordar, entre aulas teóricas e práticas, o sistema de produção: quanto ao pastejo intensivo ou rotacionado; a dinâmica da produção de leite e derivado: panorama no leite no Estado e no Brasil; legislação sanitária: instrução normativa nº 51, boas práticas no leite; manejo reprodutivo: problemas, sistemas de cobertura, intervalo entre partos, manejo pré e pós-parto; melhoramento genético: caracterização de rebanho leiteiro, raças, cruzamentos e registros; nutrição e manejo alimentar: produção de forragens, pastagens e capineiras, mandioca, palma e forrageiras arbóreas; gestão ambiental; sistemas agrosilvipastoris, sua importância, espécies, recomendações e implantação; além de práticas de campo.

Como palestrantes, a Emdagro convidou Carlos Pagani Netto da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de São Paulo e Cristiane Leite, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abestecimento, além de técnicos capacitados que compõem quadros da empresa como Carlos Augusto, Delmo Naziazeno, Geraldo Tenório, José Prudente dos Anjos, Pedro Calazans e Eugênica Ramos.

Na opinião do Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jodemir Freitas, o curso faz parte de uma estratégia fruto da parceria entre Governos Estadual e Federal para aumentar a produção de alimentos da agricultura familiar do Programa Mais Alimentos. “Esse curso sobre bovinocultura de leite, através de modelos de produção como pastejo intensivo, vai ampliar em muito as produtividades de leite por hectare em nosso Estado, e isso é que propõe o Programa Mais Alimentos do Governo Federal”, afirma Jodemir.

Segundo ele, “após o curso, os técnicos capacitados cairão em campo para dar início aos trabalhos junto aos pequenos produtores e, com isso, ampliar o acesso desses produtores rurais ao conhecimento e as tecnologias apropriadas para o desenvolvimento sustentável e a diversificação das unidades familiares”, diz o Diretor.


Matéria: Carlos Mariz

24 de out. de 2008

Emdagro encerra participação em SNTC

[Notícia]

Após uma semana repleta de atividades, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) encerra na tarde de hoje (24), em Boquim, sua participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com o curso sobre fruticultura, ministrado pelo Consultor de Citros do Estado de São Paulo, Roberto Salva, que vai tratar sobre o manejo e as pragas na cultura do Citro.

A Emdagro participou da SNCT, comemorada esse ano no período de 20 a 26 de outubro, com várias atividades técnicas, a exemplo da palestra realizada, nesta quinta (23) aos alunos da Escola Estadual Dr. Augusto César Leite, em Itabaiana, onde foram abordadas questões sobre agroecologia, com foco nas experiências desenvolvidas em Sergipe, principalmente no município, dando ênfase as necessidades de se trabalhar de forma sustentável através da produção de alimentos limpos, saudáveis e livres de agrotóxicos.

Na oportunidade, a Engª Agrª Elizabeth Campos apresentou a experiência que a Emdagro vem realizando no Centro de Difusão de Tecnologias (CDT), de Itabaiana, reforçando a importância de se produzir uma agricultura com base no modelo sustentável de desenvolvimento rural, visando proporcionar às comunidades uma maior segurança alimentar e nutricional e melhor qualidade de vida.

“A agroecologia vai proporcionar mais autonomia aos agricultores no sentido de que eles possam deixar de comprar insumos aproveitando os que já existem na sua propriedade, como o esterco, a manipueira e outros”, afirma Elizabeth, acrescentado que o escritório da Emdagro de Itabaiana, a exemplo dos demais, se encontra a disposição da população para prestar mais informações.

Bastante atento a tudo o quanto presenciou, o pequeno Bruno (13), aluno da 7ª série, observa que o conhecimento deve ser passado para a família. “Meu pai planta rama de batata, mas é com veneno, agora que sei do mal que o veneno faz, não só pra gente como para o meio ambiente, vou levar essa informação pra ele,” diz Bruno.

À tarde, foi montada uma exposição no pátio da Universidade Tiradentes (Unit), em Itabaiana, com o envolvimento da várias instituições estaduais, em que a Emdagro montou um stand sobre agroecologia, vindo o mesmo a ser visitado por alunos de escolas dos municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora das Dores, Itabi, Brejo Grande, Gararu e Nossa Senhora de Lourdes.


Foto: Marielze Lima/Asscom Emdagro

23 de out. de 2008

Curso em educação ambiental e agroecologia capacita Técnicos

[Notícias]

A socialização de conhecimentos, dentro de uma visão que atenda as expectativas da sociedade através da assistência técnica, é uma constante nas vidas dos profissionais que fazem a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). E tal propósito torna-se o ponto principal das oficinas de formação e qualificação técnica e política que vem sendo promovido para esses servidores. Nesse sentido, acontece desde o dia de ontem (21), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Nossa Senhora da Glória, o curso sobre educação ambiental e agroecologia, que trata de assuntos como segurança alimentar e nutricional; educação ambiental; metodologias participativas; políticas públicas; gestão social e Participação nos Espaços Sociais, destinado a técnicos dos 39 escritórios locais da Emdagro.

Angélica Freitas, Coordenadora dos cursos, destaca que os temas são amplamente discutidos e sugeridos pelos próprios colegas de trabalho. “O mais importante é que os temas que estão sendo trabalhados foram sugeridos pelos próprios técnicos e a programação construída com eles, que sentiram a necessidade de um maior aprofundamento para a realização das ações no meio rural”, informa Angélica.

No tocante ao tema escolhido para esse curso, sobre agroecologia e educação ambiental, a Articuladora da Rede de Agroecologia da Emdagro, Eugênia Ramos, informa que o motivo está ligado ao processo acelerado de desertificação e a diminuição de terras agricultáveis, resultando em um desequilíbrio ambiental que, infelizmente, já faz parte da realidade do homem do campo. E acrescenta dizendo que “essa situação é vivenciada diariamente pelos técnicos da Empresa”, conclui Eugênia.

Segundo Abeaci dos Santos, técnica da Emdagro e facilitadora do curso, a empresa espera estar contribuindo com a sensibilização dos seus técnicos sobre a importância da egroecologia, levando-os a refletirem sobre como utilizar esses conhecimentos adquiridos em ações junto ao agricultor familiar. “Estamos oferecendo instrumentos metodológicos para desenvolverem projetos comprometidos com ações de melhoria da qualidade ambiental nas comunidades trabalhadas”, enfatizou a Abeaci.

O curso, que se estende até a tarde de hoje (22), adotou como metodologia trabalhar o tema a partir de situações vivenciadas pelos técnicos nas comunidades onde atuam, o que possibilitou a troca de experiências quanto ao processamento dos frutos do umbuzeiro; plantio de palma no sistema agroflorestal; elaboração de projetos de crédito direcionados a agroecologia; palestras sobre educação ambiental; apicultura; revitalização do rio Siriri Vivo; estudo dos sistemas produtivos locais; palestras e distribuição de mudas arbóreas em escolas; implantação de horta familiar, roçado comunitário e destinação do lixo.

Na ocasião, ainda foram demonstrados pela Técnica em Desenvolvimento Social, Lúcia Andrade, as formas utilizadas na produção de cadeiras e utensílios feitos com material reciclado, a exemplo de garrafa pet e jornal.

Após a apresentação do último tema, que será proferido pelo Técnico da Emdagro, Wagner Brito, sobre a Situação dos produtos orgânicos a nível global e comercialização de produtos agroecológico na Agricultura Familiar, os participantes pretendem elaborar um publicação da Empresa que sirva de orientação sobre o uso da agroecologia aos pequenos agricultores, tornando suas vidas muito mais saudáveis.

Experiência

Medidas agroecológicas já vêm sendo adotadas em vários cantos do Estado, como é o caso da comunidade Pelado, em Canindé do São Francisco, em que lá, segundo relato dos Técnicos da Emdagro Jailsa Siqueira e Renato Figueredo, a empresa é referência no uso sustentável do bioma caatinga. “Nós também desenvolvemos tecnologias agroecológicas, a exemplo do uso do pó de rocha como adubo mineral”, diz Renato.

Outros cursos

Hoje, também, está sendo iniciado o curso de defesa vegetal sobre a cultura de citros, no Centro de Treinamento, em Boquim. A proposta é discutir temas ligados ao manejo e pragas da cultura do citros, que será ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Roberto Silva, Consultor de Citros de São Paulo.


Programado para ser encerrado no dia de amanhã, o curso conterá uma aula prática com o Consultor de Citros de Sergipe, Jadilson Ribeiro.


Foto: Suzana Leite/Asscom Emdagro

21 de out. de 2008

Reuniões discutem Planejamento 2009

[Notícia]

Dando continuidade ao processo de construção do Planejamento 2009, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) finalizou na tarde de ontem (20), no município de Lagarto, mais uma etapa de reuniões estratégicas com seus escritórios regionais. Ao todo foram 4 encontros que envolveu 150 servidores, entre assessores estaduais e técnicos das regionais de Boquim, Própria, Nossa Senhora da Glória e Lagarto.
Com objetivo de traçar metas que busquem dinamizar as ações da Emdagro no sentido de melhorar a vida do homem do campo sergipano, o Planejamento 2009 busca tratar, em primeiro plano, o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), onde foram definidas metas, cuja execução contará com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Ainda no bojo do planejamento, também foram visualizadas informações referentes à infra-estrutura que, uma vez concretizadas, favorecerão o cumprimento de metas tais como aquisição de veículos, computadores, móveis e equipamentos, além de reformas nos escritório locais.
O Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jodemir Freitas, que participou ativamente nas reuniões, acredita que não basta só a integração de todos na fase inicial do planejamento, para ele é preciso que também haja comprometimento na fase de execução. “Essa é a fase de planejamento que envolve as estruturas locais, regionais e estaduais. E a nossa proposta é que essa integração também aconteça nas fases de execução, com acompanhamento e apoio das unidades locais das unidades para cumprimento das metas programadas”, disse jodemir.
Foto: Suzana Leite/Asscom Emdagro

20 de out. de 2008

Curso vai tratar sobre a cultura da Bananeira

[Notícia]

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promovem nos dias 21 e 22 deste mês, no Auditório da Associação dos Concessionários do Distrito de Irrigação do Platô de Neópolis (Ascondir), em Neópolis, o Curso sobre a Cultura da Bananeira. A proposta do curso será enfocada sob o ponto de vista da cultura da bananeira, suas variedades, tipos de solo, tratos culturais e, principalmente, sobre o controle de pragas e doenças.

Para ministrar o curso, foram convidados os Engenheiros Agrônomos Raul Dantas, da Emdagro, e Luadir Gasparoto, da Embrapa Amazônia Ocidental, este reconhecido a nível nacional como especialista em pragas da bananeira, que mostrarão aos 40 participantes, entre técnicos da Emdagro e profissionais que trabalham em propriedades do platô de Neópolis, a importância do combate de pragas na cultura da banana.

“Como a cultura da bananeira é muito importante para o Estado e, principalmente, aos produtores do Baixo São Francisco, foi necessária a promoção de um curso como esse para deixar os produtores e técnicos mais atualizados”, diz Aparecida Andrade, Coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro.

Após a parte teórica do dia 21, os participantes do curso terão, no dia 22, um dia de prática na propriedade no Cotinguiba, povoado de Pindoba, em Própria, onde receberão seus certificados.


Foto: Asscom Emdagro

16 de out. de 2008

Dia Mundial de Alimentos é comemorado pela Emdagro

Acontece, durante o dia de hoje, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju, mais uma exposição em comemoração ao Dia Mundial de Alimentos. O evento é organizado todo ano pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean) em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vinculada a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Sesi e Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).

Sua programação conta com exibição de filmes; aula demonstrativa do Cozinha Brasil (Sesi); Exposição do fogão solar e da horta comunitária; apresentação das ações desenvolvidas pela Seides conjuntamente com o Consean; e a feira da agricultura familiar, onde estão sendo comercializados produtos orgânicos produzidos por agricultores rurais assistidos pela Emdagro.

O Dia Mundial de Alimentação, criada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), trouxe como tema esse ano a “Segurança Alimentar Mundial: Os desafios das mudanças climáticas e da bioenergia”, fatores que vêm sendo observados quanto as suas interferências na produção de alimentos.

Para a Nutricionista da Emdagro e membro do Consean, Angélica Andrade Freitas, o objetivo da comemoração do Dia Mundial de Alimentos é proporcionar a sociedade uma ampla reflexão sobre a importância da prática de uma alimentação saudável. “A fome é um problema social que acomete milhões de pessoas pelo mundo a fora. A escassez de alimentos e o baixo poder nutritivo dos produtos que chegam às mesas das famílias são fatores que contribuem sobremaneira para a péssima qualidade de vida do ser humano, deixando-os vulneráveis a diversas doenças”, afirma a nutricionista.

Segundo ela, mais de 900 milhões de pessoas no planeta não tem acesso ao direito fundamental de ter alimentos. “Os dados da fome registram o estado de insegurança alimentar. E quando é que existe segurança alimentar? Quando todas as pessoas têm acesso a alimentos saudáveis e nutritivos em quantidade suficiente para satisfazerem suas necessidades alimentares diárias, e isso não ocorre com 950 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, conforme pesquisa da FAO”, diz Angélica.

“Como fazemos todos os anos, a Emdagro trouxe agricultores familiares que estarão comercializando seus produtos orgânicos, a fim de apresentar aos visitantes o verdadeiro alimento de qualidade”, diz a nutricionista.

O agricultor familiar e Conselheiro da Associação dos Produtores Orgânicos do Agreste (Aspoagre), José Wellington dos Santos, não esconde a satisfação de produzir alimentos orgânicos há mais de 10 anos. “Trouxe para a feira da Emdagro frutas, verduras e legumes, tudo orgânicos, para que as pessoas vejam o que é comida de boa qualidade, isso sim é que é alimento saudável”, afirma José.

Segundo a doméstica, Isidoro dos Santos, que visitava a feira de orgânicos da Emdagro, era a primeira vez em que iria comer alimentos produzidos organicamente. “Nunca na minha vida eu comi verdura orgânica, essa vai ser a primeira vez”, diz Isidoro, acrescentando que tem certeza que esses produtos são saudáveis para a saúde das pessoas.

14 de out. de 2008

Maçons recebem presidente da APAE Aracaju

[Notícia]
Foi com um sentimento de satisfação que os membros da Loja Maçônica Serigy, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, receberam, na noite da última segunda-feira (13), o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (APAE), Homero Felizola. Sua presença se deu através de um convite feito por um membro maçom, que viu na ida do presidente, a um templo maçônico, a oportunidade de levar mais informações sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela instituição com crianças especiais em Sergipe.

Bastante comovido e emocionado, Homero fez uma ampla explanação sobre o dia-a-dia dos alunos da APAE e as dificuldades enfrentadas para manter esse trabalho tão importante para as crianças especiais da capital. “Atualmente são assistidas 312 crianças nas áreas de pedagogia e ambulatorial entre dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais que dão esperança de recuperação das deficiências de cada uma das crianças, além de cursos profissionalizantes. E esse trabalho não sai barato”, afirma o presidente. “Para poder oferecer toda essa estrutura não só aos pacientes, como também a seus familiares, a APAE possui uma despesa mensal de 72 mil reais”, completa Felizola.

Segundo ele, para cobrir todas as despesas a entidade conta com o apoio de setores da sociedade que contribuem com um valor de pouco mais de 67 mil reais, e do governo federal que faz um repasse de apenas 5 mil. “Mesmo com poucos recursos nós ainda conseguimos implantar pequenos projetos que busquem dar às nossas crianças uma melhor qualidade de vida, e não podemos parar por aí”, diz o presidente da APAE.

Quanto ao convite de dar uma palestra sobre a Apae na Maçonaria, o presidente não esconde sua satisfação. “Todas às vezes em que surgem oportunidades como essa, de poder levar informações sobre o nosso trabalho e conseguir conscientizar as pessoas sobre sua responsabilidade social, é sempre gratificante”, diz Homero, acrescentando que, pelo grau de instrução e a importância que os membros da maçonaria sergipana têm na sociedade, a realidade da instituição poderá ser bem diferente a partir dessa parceria entre APAE e Maçonaria.

“Tenho certeza que uma semente foi plantada no coração de cada um aqui presente e que, futuramente, poderá gerar bons frutos”, aposta Felizola.
Na visão do Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe (GLOMES), José Valter Rodrigues dos Santos, a maçonaria, por possuir também trabalhos de cunho filantrópicos ao longo de sua existência, se sente bastante gratificada em receber o representante da Apae em um seus templos. “A APEA é uma instituição de renome em nosso Estado e a gente fica muito satisfeito com tudo o que presenciamos nessa palestra”, afirma o Grão Mestre.
Para ele, a maçonaria poderá ajudar a instituição de várias formas. “Com toda a certeza que a maçonaria poderá dar sua parcela de contribuição a partir do momento em que sejam conclamados seus membros, obviamente aqueles que puderem ajudar, a se engajar nessa luta em prol das crianças especiais”, diz José Valter.
Ainda segundo o Grão Mestre, a maçonaria é uma instituição iniciática, filosófica, progressista e filantrópica e que, em seu seio, encontram-se pessoas com responsabilidades sociais e predispostas a ajudar a construir um mundo cada vez melhor.

Foto: Carlos Mariz

Emdagro abre inscrições para a 67ª Exposição Agropecuária

[Notícia]

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, vinculada a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, abre, no período de 15 de outubro a 5 de novembro, as inscrições para a 67ª Exposição Agropecuária de Sergipe, que ocorrerá no Parque de Exposição João Cleóphas, em Aracaju.

Aqueles expositores que desejarem inscrever seus animais para a exposição, que ocorrerá de 9 a 16 de novembro, deverão se dirigir a Emdagro munidos de cópias dos registros dos seus respectivos animais e pagarem os valores cobrados referentes às taxas de serviços.

Segundo Carlos Augusto Pereira da Silva, Coordenador de Exposições da Emdagro, os valores a serem cobrados serão: argola para bovinos, no valor de R$ 50,00 a unidade; baia para eqüinos no valor de R$ 100,00 a unidade; baia para ovinos e caprinos no valor de R$ 150,00 por baia para 10 animais; as áreas para comercio de bares e restaurantes populares serão cobrados R$ 10,00 por m² e para stands de máquinas, implementos e outros R$ 12,00 por m².

“As áreas para comércio ficam limitadas ao valor mínimo de R$ 80,00 por área, quando esta for inferior a 10 m²”, afirma o coordenador, acrescentando que para mais informações os interessados poderão entrar pelos telefones (79) 3234-2608 / 2609, e falar com Antônio Carlos, na Assessoria de Comunicação.


Foto: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

7 de out. de 2008

Emdagro capacita profissionais em agroecologia

[Notícia]

Proporcionar atualização prática aos profissionais de assistência técnica e extensão rural sobre princípios da agroecologia, com visão no estabelecimento de vínculos que possam fortalecer a agricultura familiar, é a proposta do curso de capacitação sobre agroecologia, que vem sendo realizado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), no município de Boquim, desde o dia 06 deste mês o qual se estende até o próximo dia 09.

Voltado a 30 profissionais da Emdagro, o curso possibilitará uma maior contribuição na construção do processo de desenvolvimento rural que sejam ambientalmente adequado e sócio-economicamente viável na busca de uma agricultura sustentável e em sintonia com a Política Nacional de Assistência Técnica e Rural (PNATER).

Para o Diretor de Assistência Técnica da Emdagro, Jodemir Freitas, a Empresa está preparando técnicos para assumir o novo desafio que é o de trabalharem dentro do modelo da agroecologia, uma vez que, em outros momentos, a Emdagro tem trabalhado a concepção da agricultura convencional, onde são utilizados meios agroquímicos. “o curso é o eixo central da PNATER porque visa trabalhar com modelos de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

Segundo ele, “diferentemente de outros momentos, os técnicos estão se preparando para desenvolver ações dentro da linha agroecologia, um modelo que preconiza outros itens da sustentabilidade que são além da questão econômica as questões social e ambiental”, frisa o diretor.

Os temas tratados no curso abordam questões quanto a segurança alimentar; bases ecológicas para transição e estilos de agricultura sustentáveis; integração animal e vegetal; conceitos e princípios da agroecologia; a importância da biodiversidade; os sistemas diversificados e alternativos de produção; desenvolvimento rural e políticas públicas; agroecologia e mudanças climáticas.


Foto: Carlos Mariz/Ascom Emdagro

5 de out. de 2008

EDIVALDO É REELEITO PREFEITO DE ARACAJU

O atual prefeito e candidato a reelição por Aracaju, Edivaldo Nogueira do (PC do B), veceu no 1º turno as eleições deste ano com o percentual de 51,72% dos votos, o que corresponde a 140.962 dos votos válidos; contra 21,73% (59.217) de Mendonça Prado (DEM); 17,73% (48.319) de Almeida Lima (PMDB); 5,46% (14.886) de Anderson Góis (PCB) e; 3,35% (9.143) de Vera Lúcia do PSTU.



3 de out. de 2008

Emdagro prestigia Agrônomos pelo seu dia

[Notícia]

Em comemoração ao dia nacional do Engenheiro Agrônomo, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) juntamente com a Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), realizam no período de 10 a 12 deste mês, no auditório da associação, a semana do Engenheiro Agrônomo, cuja programação vai contar com diversas palestras, exposição e debates.

O evento que tem o apoio do Sebrae, Embrapa e Banco do Nordeste, terá palestras com temas como: “Fundo de Pensão como Propulsores do Desenvolvimento”, que vai ser ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Manoel Moacir Costa; “Agroecologia como base para uma agricultura sustentável”, por Guilherme Strauch; “A pesquisa e assistência técnica na transição agroecológica”, pelos engenheiros Amaury Santos e Jodemir Antônio Pires Freitas, este último Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro; “Ações do MP e Meio Ambiente”, por Eduardo Lima de Bastos, Promotor de Justiça; “Aproveitamento de resíduos agroindustriais disponíveis em Sergipe” e “Importância da divulgação e consumo de alimentos orgânicos” pela Agrônoma Maria Urbana Nunes Correia e a Empresária Débora Silva Lima, respectivamente.

Além das palestras, a programação contará também com a exposição sobre agroecologia e o lançamento do livro do Engenheiro Agrônomo Manoel Moacir Costa Macedo. Para mais informações os interessados deverão entrar em contato com a Associação de Engenheiro Agrônomo de Sergipe (AEASE) pelos telefones: (79) 3217-6886 ou 9972-2123.

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com