A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

3 de set. de 2008

Emdagro realiza exposição para 15 mil pessoas

[Notícia]
Aproximadamente 15 mil pessoas compareceram na noite de ontem (3), na abertura oficial da 45ª Exposição de Animais da Região Centro Sul de Sergipe, no Parque de Exposição Paulo Nicolau de Almeida, no município de Lagarto, a 75 Km de Aracaju.

O evento, que se estende até domingo dia 7, foi aberto pelo Governador Marcelo Deda na presença de várias autoridades, e sua programação contou com desfiles de animais e shows artísticos dos cantores Adelmário Coelho, Amorosa e da Banda Los Guaranis.

Realizada pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro, a exposição conta com 75 expositores de todo o Estado que, além de máquinas e equipamentos, trouxeram mais de 500 animais entre bovinos, caprinos, eqüinos e ovinos.

Segundo, Carlos Augusto Pereira da Silva, Coordenador de Exposições da Emdagro, diferentemente da exposição ocorrida em 2007, este ano a empresa trouxe produtores de outras regiões do Estado, a exemplo de criadores da região de Nossa Senhora da Glória onde é forte a bovinocultura de leite, cuja finalidade é abrir o mercado de vendas de animais entre criadores sergipanos. “o momento é oportuno porque está surgindo uma grande empresa de laticínio na região de Lagarto, o que significa uma maior abertura de mercado”, afirma Carlos.

Ainda segundo ele “a exposição de Lagarto foi mais pujante na área de bovinos de corte, porém, essa realidade vem mudando gradativamente para a criação de vacas leiteiras. E a nossa intenção é mostrar aos produtores da região que em Sergipe já existem animais com qualidade para a produção de leite”, comenta o Coordenador.

Na opinião de Jorgeval Vieira de Santana, produtor leiteiro, que participa pela primeira vez da exposição de Lagarto, “está sendo muito satisfatório poder expor animais porque, pelo que está se sabendo, a região de Lagarto está começando uma nova bacia leiteira”, diz.

Uma coisa que tem chamado a atenção de Jorgeval, que trouxe para a exposição 9 animais, é a procura dos novos produtores de leite da região de Lagarto por informações quanto às técnicas utilizadas por ele na criação de animais geneticamente modificados. “o pessoal vem me perguntar como é que faz para produzir vacas com melhoramento genético e chegar a produzir 50 litros de leite em um só dia, como acontece com as minhas”, completa Jorgeval.

Como não poderia ser diferente dos demais eventos, a Emdagro participa de forma efetivamente com a exposição de mais um stand, o qual vem repleto de informações, dicas e orientações técnicas aos agricultores rurais da região.

“As informações e as orientações técnicas oferecidas pela equipe da Emdagro são constantes e isso nos deixa bastante seguros em desenvolver novos projetos”, afirma Jorgeval Santana salientando a importância da Empresa no dia-a-dia do criador de leite.

De um modo geral todos os criadores e produtores são assistidos pela Emdagro. Seja em acompanhamento na área de saúde animal no combate a tuberculose, raiva, brucelose e aftosa, seja na assistência em inseminação artificial, ordenha mecânica, manejo de alimentação, etc.

A premiação

Para a exposição, a Emdagro trouxe também mais uma novidade, o torneio leiteiro, que será realizado ao longo dos cinco dias do evento. “O ponto mais forte da exposição vai ser exatamente o torneio leiteiro, o qual vai mostrar que Sergipe, especialmente na região de Glória, já existem vacas com produção de mais de 50 kg de leite de qualidade”, considera Carlos Augusto.

“Esse tipo de torneio já vem sendo feito em Glória e é bastante aceito pelos produtores, por isso, é que estamos trazendo pela primeira vez para a Exposição de Lagarto”, diz Augusto acrescentando que ao primeiro colocado será dado uma ordenhadera mecânica, ao segundo um kit de inseminação artificial e ao terceiro uma forrageira.

Para José Roberto Oliveira, produtor de leite de Glória, mesmo tendo ganhado vários torneios leiteiro, não se considera o favorito. “Em todas as exposições que participo, sempre encontrei fortes competidores e não será diferente na de Lagarto”, afirma Roberto.

“Essa é a primeira vez que participo da exposição de Lagarto, por isso, trouxe 3 das minhas melhores vacas para o torneio e garanto que não vou dar “mole” para ninguém”, completa José Roberto.

Aquecimento da economia

Por ser a exposição um momento em que os participantes podem mostrar seus animais e produtos aos visitantes, cresce a expectativa de vendas entre criadores, podendo aquecer a economia do Estado.

Segundo Carlos Augusto, em Sergipe novas tecnologias estão sendo trazidas por conta do desenvolvimento do setor primário, o que mostra o potencial do Estado. “Na hora que você desenvolve trabalho no campo e no setor agropecuário, viabilizando a comercialização de produtos e serviços, aumentando o consumo e as vendas geram no Estado o aquecimento na sua economia”, afirma Carlos.

Fotos: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com