A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

16 de set. de 2008

Defesa vegetal e animal são temas de cursos

[Notícias]
Acontece, nos dias 22, 23, 25 e 26 deste mês, no auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), localizada na Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/n, Bairro Capucho – Aracaju/SE, o curso destinado a fiscais que atuam nas dez barreiras agropecuárias espalhadas pelo Estado.
Objetivando atualizar 65 fiscais sobre novas legislações e medidas que o Ministério a Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) edita sobre o trânsito de cargas no âmbito vegetal e animal, o curso que será dividido em 4 módulos (diagnóstico, postura, importância da defesa, fiscalização e trânsito), conta com a participação de profissionais da área de defesa vegetal da Emdagro, técnicos da Secretaria da Fazenda e do próprio Mapa.
“A gente deseja que, com o curso, os fiscais tenham uma maior eficiência no desempenho de suas atividades, atendendo bem aquelas pessoas que transportam carga, fazendo a fiscalização com rapidez e eficácia porque, com isso, nós teremos como impedir que pragas ausentes em Sergipe ataquem nossos pomares”, afirma Aparecida Andrade, Gerente de Defesa Vegetal da Emdagro.
Já nos dias 23 e 24, no Parque de Exposição João de Oliveira Dantas, em Nossa Senhora da Glória, ocorrerá o curso sobre cochonilha de carmim, praga que ataca as plantações de palma forrageira, cultura utilizada por produtores bovinos para suprir os alimentos do gado no período de estiagem nas regiões do alto e médio sertão sergipano.
Segundo Aparecida, não há quaisquer indícios de que esse tipo de praga tenha ocorrência em Sergipe. “A cochonilha do carmim não está presente em nosso Estado, somente nos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco e, por isso, o cursos vai possibilitar que os nossos técnicos da região trabalhem na prevenção dessa praga, uma vez que, caso surja qualquer problema, eles estejam aptos a diagnosticar com rapidez”, afirma a coordenadora.
O curso sobre cochonilha do carmim será ministrado por um Engenheiro Agrônomo da Secretaria da Agricultura da Paraíba e visa capacitar aproximadamente 80 técnicos que trabalham na região de cultivo de palma forrageira. “Aquela pessoa que esteja interessada em participar do curso, deve entrar em contato com o Escritório Regional da Emdagro, no município de Nossa Senhora da Glória”, completa aparecida.
Programação
No mês de outubro deste ano, a Emdagro vai promover mais dois cursos sobre defesa vegetal. O primeiro, sobre pragas na citricultura, vai acontecer nos dias 23 e 24, no Centro de Treinamento, no Escritório local do município de Boquim, enquanto que o segundo, com o tema sobre pragas na bananeira, está previsto para o dia 28 e 29, na Associação de Consórcio do Distrito de Irrigação do Platô de Neópolis.
Foto: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com