A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

8 de set. de 2008

Tabagismo é tema na Gestão do Conhecimento

[Notícia]

Visando aumentar a consciência das pessoas sobre o tabagismo, a Secretaria de Estado da Saúde, na pessoa da Enfermeira Lívia Silva, ministrou na manhã de hoje, 8, no auditório da Emdagro, palestra sobre o tema “ Tabagismo: um problema de saúde pública”.

A campanha anti-tabagismo, que vem sendo divulgada em todo o Estado, trouxe aos servidores da Emdagro informações sobre o uso do cigarro e suas conseqüências na saúde não só de quem fuma, como também àquelas pessoas que sequer fumaram na vida.

Doenças como câncer, enfisema pulmonar, derrames cerebrais são causadas pelo uso do cigarro que acomete boa parte da população brasileira, levando o Governo Federal a gastar bilhões de reais com o tratamento dessas doenças. “Depois da bebida alcoólica o cigarro é o maior vício entre os brasileiros e, por conta disso, o governo tem que gastar uma fortuna com tratamentos de saúde provenientes do fumo”, afirma Lívia Silva, enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a enfermeira, o objetivo de se realizar a palestra sobre o tabagismo é justamente envolver os servidores da empresa na conscientização e divulgação dos males do fumo junto àquelas pessoas que se encontram no meio rural. “Além de conscientizar os servidores da Emdagro, nosso objetivo é firmar parcerias para que eles possam desenvolver esse trabalho de conscientização nas comunidades rurais de Sergipe, uma vez que a Emdagro tem muito serviço prestado, o que facilita a penetração dos seus técnicos nesse meio”, aposta Lívia Silva.

Para José Deginaldo Simeão Reis, servidor da Emdagro, fumante há 15 anos, a palestra trouxe muitos esclarecimentos. “Eu sabia da existência de doenças provenientes do fumo, mas não sabia que eram tantas”, diz Deginaldo.

“Depois do que eu vi na palestra, minha meta é parar de fumar”, acrescenta ele, observando que seu corpo já apresenta sinais de cansaço.

Para Francisco Cassundé, servidor da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, vários fatores o fizeram parar de fumar, inclusive a busca da melhor qualidade de vida. “Tem 20 anos que deixei de fumar e observei que os pontos positivos foram bem maiores do que os negativos, a exemplo da minha resistência física. Hoje, a qualidade da minha vida mudou pra melhor”, afirma Cassundé.

Na ocasião, também foi ministrada outra palestra sobre “Gestão das Agroindústrias Rurais no Território Sertão Ocidental em Sergipe”, Monografia do Curso de Especialização para o Desenvolvimento Rural Sustentável, da servidora da Emdagro, Maria Angélica A. Freitas.

Foto: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com