A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

11 de mar. de 2009

Intercâmbio promete organizar setor citrícola

[Notícias]

Promover o intercâmbio para demonstrar alternativas que amenizaram as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares da região citrícola da Bahia, com intuito de agregar valor a sua produção, principalmente de laranja e maracujá, essa foi a proposta da visita realizada ontem (10), no município baiano de Rio Real, pela equipe técnica da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) à Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte (Coopealnor).

Para o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jodemir Freitas, o intercâmbio veio em boa hora, uma vez que Sergipe vem enfrentando questões semelhantes quanto a forma de organização dos pequenos produtores dos municípios citrícola. “Nossa visita à cooperativa foi muito importante, sobretudo pelo momento atual que estamos enfrentando”, afirma ele se referindo às reuniões que vem sendo coordenadas pela Emdagro, no município de Umbaúba, no sentido de solucionar os problemas existentes na citricultura do Estado através da organização dos produtores rurais.

Segundo Jodemir, a Coopealnor é uma cooperativa certificada internacionalmente por produzir e comercializar diretamente seus produtos com os mercados interno e externo. “Lá eles têm o que chamam de mercado justo, uma espécie de acordo entre os agricultores e consumidores europeus, onde estes, ao conhecerem e valorizarem toda a linha de produção da coorperativa, oferecem um preço justo na aquisição de produtos orgânicos da agricultura familiar”, comenta o diretor.

“Eu estou realmente entusiasmado com a forma de organização dos produtores de Rio Real, o modo de operacionalização de sua produção é muito diferente do que estamos acostumados a ver”, conclui Jodemir, acrescentando que irá colocar essas experiências na próxima reunião de citricultores que vai ocorrer no dia 19 deste mês.

Ao final do intercâmbio os técnicos visitaram duas propriedades rurais, que fazem parte da cooperativa, onde são produzidos laranja, maracujá, coco seco e verde, mandioca, feijão e milho.

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com