A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

19 de mar. de 2009

Emdagro promove ações pelo Dia Mundial da Água

[Notícias]

“Protegendo as águas de Sergipe”, é com esse tema que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) promove, ao longo desse mês de março, uma série de eventos alusivos ao Dia Mundial da Água, cujo objetivo é levar aos estudantes, professores e agricultores rurais de 22 municípios sergipanos informações importantes sobre a preservação dos rios, lagoas e represas de água potável.

Essa semana foram programadas palestras em 02 municípios. O primeiro deles, foi realizado no último dia 17, em Cristinápolis, e o segundo está previsto para amanhã (20), às 9 horas, no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco em Laranjeiras, onde a programação vai ser aberta pela prefeita de Laranjeiras, Ione Macedo Sobral, sendo em seguida realizada uma palestra sobre “Água: Fonte de Vida”, proferida pelo Secretário de Agricultura do Município de Nossa Senhora do Socorro, Messias Vasconcelos, uma apresentação cultural com o grupo de dança “Terra e Água”, da Escola Estadual Caldas de Socorro e a distribuição de 100 mudas frutíferas aos presentes.

Segundo o gestor do escritório local da Emdagro em Laranjeiras, Edson Cerqueira de Oliveira, a empresa precisa participar ativamente das discussões sobre a água. “Nós precisamos nos debruçar sobre o tema de forma pró-ativa, através de ações concretas”, diz Edson, acrescentando ser imprescindível priorizar, nas atividades de rotina, espaços para reflexão sobre a condição atual dos recursos hídricos nas comunidades alvos do trabalho de assistência técnica e extensão rural, de forma a discutir junto à população alternativas, soluções e parcerias para o enfrentamento e superação dos problemas detectados”.

Em Boquim, as palestras estão previstas para os dias 25 e 27; em Pedrinhas (24 e 26); no dia 20 Riachão do Dantas; nos dias 20,24 e 26 em Carira; no município de Umbaúba no também no dia 20; em Santa Luzia do Itanhy (20 e 24); e no dia 20em Ribeirópolis.

O Dia da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de fevereiro de 1993, o qual instituiu o dia 22 de março de cada ano data para as comemorações ao dia da água.

A razão pela qual a ONU criou o dia especial destinado a água foi justamente a maneira encontrada de promover na população mundial uma reflexão sobre esse bem tão precioso, através de análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para a solução desses problemas.

A ONU estima que cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo), sendo que grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem, tornando essa situação preocupante, uma vez que poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com