A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

8 de mar. de 2009

Citricultores discutem formas de organização


Discutir a melhor forma de organização, esse foi o objetivo principal da reunião ocorrida na sexta feira dia (06), no município de Umbaúba, entre representantes dos produtores rurais de 14 municípios da região citrícola do Estado e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário de (Seagri), através de sua vinculada a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

“A reunião foi altamente produtiva. Foram colocados índices de produção da citricultura, com cada município pontuando as suas peculiaridades, para que fosse possível se medir publicamente, o que tem significado a cultura para a economia do Estado, fazendo confronto com os demais estados do Nordeste”, afirma Jodemir Freitas, Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, acrescentando que pontos foram discutidos no sentido de facilitar as decisões para a formatação da forma de organização para os citricultores sergipanos.

Dentre outros aspectos, os produtores apresentaram propostas de estímulos a citricultura no Estado, como incentivos fiscais para que as empresas locais possam ampliar suas exportações; que o Estado e municípios subsidiem os insumos agrícolas; campanhas que promovam o consumo da laranja, tanto como suco como in natura em todo território sergipano.

Genivaldo Menezes, vice-prefeito de Boquim e produtor rural, fez uma ampla reflexão quanto ao cenário atual da organização citrícola da região. “Nós precisamos colocar em mente o que realmente nós queremos. Não basta criar mais uma entidade tendo tantas outras desmontadas precisando ser reorganizadas”, diz Genivaldo.

Segundo ele, uma decisão precisa ser tomada uma vez que a fragilidade está justamente na falta de organização por parte dos próprios produtores. “É uma questão de conscientização e de ponto de partida para que outras decisões possam vir a ser discutidas. É preciso que os citricultores tenham um sentido organizacional”, completa Genivaldo.

Ao final ficou acertada uma nova reunião para o mesmo local, no dia 19 próximo, às 9 horas, desta feita com apenas dois representantes de cada município dos 14 que compõem a região citrícola de Sergipe. Na pauta deverá ser definida: a criação de uma nova cooperativa, ou uma Central de Cooperativas, ou ainda, se proceder o fortalecimento das cooperativas existentes em funcionamento.

Foto: Luiz Carlos Moreira

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho. Eu e meu esposo estamos tentando investir na melhoria da nossa qualidade de vida, portanto estamos pretendendo adquirir um sítio e para passar o tempo iremos plantar laranja. Seu blog nos ajudou e acredito vai nos ajudar muito mais. Parabéns!

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com