A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

29 de jan. de 2009

Emdagro encerra curso de educação alimentar

[Notícia]

Encerrou na tarde do último dia 28, no município de Brejo Grande, o terceiro e último módulo do curso sobre segurança alimentar e nutricional, cuja proposta foi ampliar o nível de conhecimento e consciência dos participantes sobre o tema, além de debater a política nacional e estadual de segurança alimentar e nutricional, seu valor nutritivo com ênfase para os alimentos da região, suas formas de preparo e aproveitamento integral, a higiene na manipulação da alimentação, os cuidados na aquisição de produtos industrializados e uma reflexão sobre a crise de alimentos no mundo. O evento, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), através do Mídia Jovem, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a prefeitura de Brejo Grande, contou com a presença de 27 participantes, entre eles agricultores familiares, representantes da Pastoral da terra, alunos e professores da rede pública estadual e municipal e Cáritas.

“Esse curso buscou atender a uma solicitação da comunidade local após uma abordagem feita pelos técnicos da Emdagro sobre agroecologia ao Mídia Jovem”, diz Angélica Freitas, coordenadora do curso e nutricionista da Emdagro, ao destacar, também, que o desafio maior será colocar em prática as ações que foram apresentadas e discutidas durante os três módulos do curso, o qual proporcionou mais uma ferramenta que contribua para o desenvolvimento sustentável do município.

Segundo ela, outro ponto importante foi a relação entre segurança alimentar e o meio ambiente, uma vez que se torna possível produzir alimentos de forma sustentável sem a aplicação de venenos e adubos químicos. Nesse sentido, o tema permitiu, também, uma orientação sobre a construção coletivamente do planejamento de ações a serem trabalhadas nas diversas localidades do município, principalmente com foco voltado para a segurança alimentar e nutricional, como também, a educação ambiental, a organização da comunidade, a comunicação e as metodologias participativas.

A coordenadora mostrou ainda, que o curso proporcionou a união entre os poderes público municipal e estadual e a sociedade civil organizada na implementação de políticas voltadas ao meio ambiente. “Foi importante porque oportunizou a integração de poder publico estadual e municipal, organização não governamental, sociedade urbana e rural para discutir o tema, aprofundando conceitos e construindo conhecimentos importantes para subsidiar políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional”, afirmou Angélica.

Para Arioswalda Souza, Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Brejo Grande, “o curso foi muito bom porque os assuntos discutidos, como segurança alimentar e educação ambiental, vão coincidir com um projeto que será desenvolvido pela Secretaria dentro do município”, diz.

Questionado sobre a importância do curso, Fernando Santana, presidente do Conselho de Educação local, foi enfático: “A emdagro está de parabéns pela realização desse curso”, e acrescentou dizendo que na próxima reunião do Conselho de Educação iria fazer constar em ata tudo o quanto fora discutido no evento.

Já na visão da aluna do Mída Jovem, Celiane dos Santos Lima, um curso como esse tem que ser apresentado a outras pessoas. “No início eu ainda não entendia direito o que iria acontecer, mas fui observando e achei importante porque eu já tinha alguma experiência com aproveitamento de alimentos, mas nesse curso ampliei meus conhecimentos para continuar multiplicando para outras pessoas depois do curso”, afirma Celiane que, assim como ela, a professora do ensino infantil, Nilzete Maria dos Santos, também comunga da mesma opinião ao acrescentar que “sempre observava a maneira como as merendeiras preparavam os alimentos e achava estranho o desperdício, mas ficava calada. Com esse curso, percebi que estava certa e agora vou percorrer as escolas do município para orientar como se deve fazer para aproveitar melhor os alimentos”, conclui ela.

Ao final do curso, que também contou com as presenças das técnicas Abeaci dos Santos e Marielze Lima, o aluno do Mídia Jovem, Israel de Jesus Santos, não escondeu sua satisfação de ter participado do curso. “Estou maravilhado por tudo que aconteceu e esse é o primeiro certificado da minha vida”, comemora Israel.

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com