A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

21 de jan. de 2009

Produtores colhem 400 toneladas de sementes de milho

[Notícia]

O Programa Estadual de Sementes, batizado de 'Sementes da Vida', já está produzindo os primeiros frutos. Nesta quarta-feira, 21, começa em Canindé de São Francisco a colheita de 400 toneladas de sementes certificadas do milho BR 5011, mais conhecida pelo nome de 'Sertanejo'. O trabalho é resultado de um contrato firmado entre o Governo do Estado e a Cooperativa de Agricultores Coofrucal para produção de sementes, que serão distribuídas com agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária de Sergipe.

”Sementes da Vida” é um projeto da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), coordenado e supervisionado por sua vinculada a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), foram selecionados 66 agricultores familiares do Perímetro Irrigado Califórnia para produção de sementes certificadas de milho sertanejo em uma área de 96,4 hectares, implantada no mês de outubro do ano passado.

Para viabilizar a produção, a Emdagro entregou à Coofrucal duas toneladas de sementes básicas adquiridas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e destinadas à formação desses campos de produção de sementes certificadas de milho. “Além de possibilitar uma economia para os cofres do Estado, a ação contribui para a geração de empregos diretos e para distribuição de sementes de boa qualidade aos agricultores familiares de Sergipe”, comemora Jefferson Feitosa de Carvalho, presidente da Emdagro.

Para o produtor rural e presidente da Coofrucal, Manoel Messias da Rocha, “esse momento representa um negócio bom para o produtor de Canindé do São Francisco, onde a rentabilidade é boa uma vez que a gente não produzia sementes e sim de grãos”, afirma Manoel, acrescentando que o compromisso firmado com o Governo do Estado, no sentido de comprar toda a produção dos grãos, foi fator determinante para que os produtores apostassem no sucesso do projeto.

Poço Redondo

Após a solenidade em Canindé do São Francisco, o presidente da Emdagro, Jefferson Feitosa de Carvalho, fez uma visita ao atual prefeito de Poço Redondo, Frei Enoque de Araújo, onde, na ocasião, foi tratado sobre novos projetos e assinaturas de convênios entre a Emdagro e aquela prefeitura.

Foto: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com