A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

2 de ago. de 2008

Bancos de sementes geram novas perspectivas a produtores rurais

[Notícia]


Com a finalidade de promover aos agricultores familiares sua independência através do acesso de sementes de boa qualidade em época oportuna e apropriada para o plantio, o Governo do Estado através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vem desenvolvendo, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), um Programa destinado a produção de sementes a nível comunitário através da formação de Banco de Sementes.

O programa que prevê a instalação de 80 bancos de semente de milho e feijão em todo o Estado, só no Município de Lagarto possui 3 bancos instalados. Considerado um sucesso, esse trabalho leva em conta que os agricultores têm a condição de produzir suas próprias sementes, consumir ou distribuir toda a produção, ficando o Estado com a incumbência de fornecer a Assistência técnica, a análise de solo e os insumos necessários a implantação dos bancos de sementes.

Para Gilson Oliveira dos Santos, produtor rural de Lagarto, que destinou uma de suas 4 tarefas ao desenvolvimento do programa, não esconde a ansiedade em ver o sucesso do plantio. “Eu to esperando uma grande produção, e com o apoio da Emdagro, com fé em Deus, a expectativa é que tudo melhore”.

Segundo João Bosco Lima, Engenheiro Agrônomo da Emdagro de Lagarto, o tempo estimado entre o plantio e a colheita das sementes é de 120 dias. “O tempo de maturação do milho, dessa variedade (sertaneja), salvaguardando a umidade correta das sementes, totaliza, no período entre o plantio, colheita e beneficiamento da semente, algo em torno de 130 dias”, diz Bosco.

Quanto à qualidade das sementes oferecidas pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, o agricultor enfatiza: “eu tô bem animado com ela, é a primeira vez que planto esse tipo de semente e o desenvolvimento é grande”, constatando o tamanho das novas espigas de milho.
A estimativa é que, com o desenvolvimento do programa de implantação dos bancos de sementes, aproximadamente 800 agricultores familiares serão beneficiados em todo o Estado, chegando a produzir 136 mil kg de sementes de milho e feijão, possibilitando a implantação de aproximadamente 58 mil hectares dessas culturas para a safra de 2009.

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com