A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

15 de ago. de 2008

Banco de sementes começa a gerar lucros

Notícia

Após um ano de cultivo, o banco de semente de feijão da Comunidade Santa Maria da Laje, do município sergipano de Poço Verde, começa a dar lucro aos agricultores familiares envolvidos, trazendo uma nova visão do futuro.

Implantado em 2007, em uma área de 1 hectare, a produção do banco está beneficiando 15 famílias da agricultura familiar. No próximo ano, a previsão é que 43 famílias participem da implantação de mais 4 bancos de semente, totalizando 7 hectares plantados.

Para Luiz Alberto Souza, técnico do escritório local da Emdagro de Poço Verde, “com o plantio de 1 hectare no período de 2007 a 2008, nós pudemos plantar mais 6 hectares para a produção do ano que vem”, afirma.

“Se apenas com um único banco nós criamos mais 4 em um ano, a estimativa é que, para 2009, a gente possa desenvolver 40 bancos de semente chegando a beneficiar 320 famílias”, acrescenta o técnico sem esconder a satisfação com o sucesso do programa.

Segundo José de Jesus, Presidente da Associação do Assentamento Santa Maria da Laje, a Emdagro forneceu a associação treze sacas de sementes as quais renderam 312, uma surpresa para as famílias atendidas inicialmente. “Com o recebimento das sacas pela Emdagro, a Associação fez a distribuição entre as 15 famílias da comunidade”, afirma o Presidente da Associação.

“Eu mesmo recebi uma saca de semente e, após um ano, me rendeu 24”, diz José acrescentando que não irá comercializar o produto nesse primeiro momento, e sim, cultivar novamente para que na próxima produção possa ter mais feijão para vender a um valor bem maior.

Podendo ser comercializada hoje a um preço de aproximadamente R$ 160,00, as 24 sacas de feijão de José de Jesus permitiria a ele obter uma renda anual de R$ 7.680,00, contribuindo para a melhoria de vida a toda família. “A vida mudou pra melhor”, comemora o agricultor.

Na opinião de Reginaldo Santos Souza, que aposta no programa, “o banco de sementes vai melhorar as condições de vida da minha família”, diz com grande expectativa.O Programa de Bancos de Semente do Governo do Estado, é executado pela Secretaria da Agricultura, através da Emdagro e tem como objetivo a produção de sementes nas comunidades, promovendo aos agricultores familiares sua independência através do acesso de sementes de boa qualidade, em época oportuna e apropriada para o plantio.
Foto: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com