A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

1 de abr. de 2009

Sergipe sedia fórum nacional de defesa agropecuária

[Notícias]

O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Paulo Carvalho Viana, e o Presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza de Carvalho, CONVIDAM toda a imprensa sergipana para participar da abertura do Fórum Nacional de Executores da Sanidade Agropecuária (FONESA), que ocorrerá no próximo dia 02 de abril, às 8:30 hs, no Real Classic Hotel, localizado na Orla de Atalaia.

O evento visa discutir novas ações a serem desenvolvidas pelas agências de defesa agropecuária de todo país, no intuito de harmonizá-las em âmbito nacional, como também encontrar formas de implementar as ações já existentes. “Nós buscaremos discutir com o Mapa as medidas que deverão ser tomadas para tornar o Brasil livre da febre aftosa até o final de 2010. E com o Conselho Federal de Medicina Veterinária nós queremos tratar sobre a responsabilidade técnica quanto à venda de produtos agropecuários em casas comerciais especializadas’, afirma a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezem.

Segundo ela, também serão debatidas no Fórum as questões relacionadas ao trânsito de produtos vegetais, assim como levantar a discussão a cerca das áreas livres de pragas quarentenárias A2.

“Essa é a primeira vez que Sergipe vai sediar um encontro dessa magnitude. Na última reunião do fórum ocorrida em Tocantins, em outubro do ano passado, nós colocamos o Estado à disposição para sediar o evento, sendo aceito por todos os integrantes do fórum”, diz Salete, acrescentando que esse momento é muito importante para Sergipe, uma vez que os rumos da defesa agropecuária a nível nacional serão discutidos num estado com status internacional de zona livre da febre aftosa.

Hoje, o Fonesa é presidido pelo atual presidente do Instituto Agropecuário do Mato Grosso (Indea), Décio Coutinho, e suas reuniões ocorrem de 3 a 4 vezes por anos, a depender da necessidade. Em Sergipe, o fórum vai trazer as agências de todos os estados brasileiros, inclusive o Distrito Federal, com exceção apenas dos estados de Roraima, Rondônia, Amapá e Piauí que não poderão comparecer ao evento devido aos seus calendários de vacinação.

O que: Fórum Nacional de Executores da Sanidade Agropecuária (FONESA)

Quando: dias 02 e 03 de abril de 2009, às 8:30 hs.

Local: Real Classic Hotel, localizado na Orla de Atalaia.

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com