A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

3 de abr. de 2009

Emdagro coordenou Fórum sobre sanidade agropecuária

[Notícias]

Encerrou sexta feira (3) o Fórum Nacional de Executores de Sanidade Sanitária (Fonesa), o qual contou as presenças de representantes de 21 estados brasileiros, entidades de classes, do Secretário da Agricultura, Paulo Carvalho Viana, o qual representou o Governo do Estado e de órgãos da administração federal e estadual com o objetivo de definir estratégias no tocante a harmonização das ações ligadas às áreas de defesa agropecuária em âmbito nacional.

O evento, coordenado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), foi aberto na quinta feira (2), pelo presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, que ressaltou a importância de Sergipe poder sediar um fórum de proporções nacionais, onde dos 27 estados da federação 21 se fizeram presentes. “É uma satisfação muito grande para Sergipe sediar esse fórum e reunir especialistas de todo Brasil, oportunizando discussões sobre vigilância e ampliando perspectivas para todo País”, disse ele, ressaltando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Emdagro de modo a garantir ao estado o status internacional da zona livre da febre aftosa, além de outras certificações referentes a algumas zoonoses, no que tange às pragas e doenças da bananeira e da laranja.

Na oportunidade o Presidente do Fonesa, Décio Coutinho, fez um agradecimento pela receptividade dos sergipanos e parabenizou a Emdagro pela organização do evento. Em seguida, conclamou a todos pela união nas discussões sobre os interesses da defesa agropecuária nacional. “Não há discussão sobre sanidade agropecuária se nós estivermos dispersos. É preciso unir os governos Federal, estadual e municipal em torno do assunto, por representar seguramente os interesses do Brasil”. Disse.

Abertos os trabalhos, os participantes se dividiram em duas redes temáticas (defesa animal e defesa vegetal) onde foram discutidas as ações de cada uma delas cujo resultado fará parte da elaboração de um documento o qual será encaminhado aos órgãos competentes, a exemplo do Ministério da Agricultura Abastecimento e Pecuária (Mapa), do Conselho Federal de Medicina Veterinária, da União Brasileira de Agricultura e Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne e do Sindicato de Produtos Veterinários.

“Hoje nós iniciamos a primeira pauta que foi uma discussão com o Conselho Nacional de Medicina Veterinária a respeito da figura do responsável técnico para acertarmos alguns pontos que ainda são pontos de interrogação por alguns estados da federação”, afirma Décio.

Quanto a área de defesa, as discussões giraram em torno das instruções normativas expedidas pelo Mapa, quanto ao trânsito dos produtos citrícola no tocante as pragas oriundas desta cultura. “Tratamos da normatização do levantamento das pragas da citricultura; dos resultados de reuniões anteriores referente à Instrução Normativa nº 01/2009, que trata do trânsito do citros e da praga denominada pinta preta; das IN nº 54 e 55 de 2009 com relação a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), sugerindo que fossem feitas algumas modificações nessas duas instruções para facilitar o transito de cargas cítricas e também para dar segurança aos estados que recebem frutos cítricos de estados que tem a praga”, Explica a Diretora de Defesa Vegetal e Animal da Emdagro, Salete Dezen.

Foto: Luiz Carlos M Lopes/Seagri

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com