A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

8 de abr. de 2009

Emdagro desenvolve ações emergenciais para o sertão

[Notícias]

O Governo do Estado vem anunciando, desde o começo do mês de abril, ações de socorro aos municípios do sertão sergipano os quais veem enfrentando momentos difíceis por conta do longo período de estiagem que assola os sertanejo. Nesse sentido, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), através de seus escritórios localizados no alto sertão, vem se empenhando desde então no desenvolvimento das medidas previstas no plano emergencial implantado pelo governo para enfrentamento da estiagem no sertão.

Dentre as ações que a Emdagro vem promovendo em parceria com o Banese e agricultores familiares do alto sertão sergipano, estão a elaboração de planos de financiamento para compra de ração e levantamento do número de tratores existentes na região visando o preparo do solo para plantio de milho e feijão safra 2009/2010, o que beneficia mais de 18 mil agricultores representando um investimento de 20 milhões de reais, recurso esse voltado para o enfrentamento dos problemas relacionados com a seca, como a compra de ração, perfuração de poços artesianos, construção e limpeza de barragens e aguadas.

Abeaci dos Santos, Chefe de Divisão de Desenvolvimento Social e Territorial da Emdagro, ressalta o empenho dos colegas de empresa para a efetivação de tais medidas. “A concretização dos planos de custeio pecuários seria muito difícil sem o apoio valoroso dos técnicos dos escritórios locais da Emdagro do Alto Sertão, bem como a coordenação, orientação e acompanhamento da Unidade Regional de Nossa Senhora da Glória”, diz.

Para Julio Gomes de Andrade, 56 anos, agricultor do Povoado Retiro Nossa Senhora da Glória, “a compra de ração chegou em boa hora porque já estávamos sofrendo há muito tempo por causa da seca e a compra de ração pelo governo é um grande refrigério pra nós”, afirma ele.

Situação semelhante é a da produtora Deusenira Nascimento, do Povoado Nova Esperança em Nossa Senhora da Glória, que já não via alternativa para alimentar seus animais. “A ração chegou na hora certa, esse é momento importante porque a gente já estava naufragando, pois toda renda do leite vinha sendo colocada para a compra de ração”, comemora ela.

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com