A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

20 de abr. de 2009

ENTRE AMIGOS

Não marque nenhum compromisso para o final da tarde do dia 09 de maio, você tem um encontro inadiável com grandes amigos aí na sua casa, é a estréia do programa mais esperado do ano, que vem cheio de informações úteis em entrevistas marcantes para enriquecer o seu final de semana. Iniciar a Noite de sábado em boa companhia já é um bom começo, imagine acompanhada de revelações surpreendentes sobre os segredos da beleza, dicas de como viver mais e melhor, depoimentos de quem faz diferença, gente de destaque na intimidade, além de notícias quentes no mundo da política, cultura e lazer. Tudo isso num bate-papo descontraído, gravado na “Varanda do Ramiro”, na Orla de Atalaia, dia 09 de maio, às 18h, na TV Cidade. A estréia mais esperada da TV.
Não Perca!

19 de abr. de 2009

Ações do Garantia Safra são debatidas em N. Srª da Glória

[Notícias]

Debater as ações do programa Garantia-Safra, esse foi objetivo da reunião conjunta realizada pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a Coordenação Nacional do Programa Garantia-Safra do MDA, no último dia 16, em Nossa Senhora da Glória, a qual contou com a participação de técnicos da empresa e agricultores familiares da região do alto sertão sergipano.

Dentre outros temas, a reunião buscou avaliar o andamento do programa em Sergipe, o qual vem sendo implantado desde 2002 no estado, e as novas mudanças ocorridas para a safra 2009/2010. “Nós tivemos duas mudanças no garantia-safra: a primeira é quando o agricultor perde sua produção por excesso de chuvas, ele também tem direito ao seguro, o que só acontecia quando a perda da safra se dava por conta da seca; a segunda mudança é quanto a avaliação das perdas, que antes, na safra 2007/2008, era necessário ter um decreto reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional, hoje, basta apenas que o município encaminhe um comunicado de ocorrência de perda”, diz Ione Freitas, Coordenadora Nacional do Garantia-Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA).

Segundo ela, além do comunicado de ocorrência de perda, será necessário uma análise dos laudos e os dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia para que se comprove realmente se houve ou não perda de safra. “Com as mudanças, o garantia-safra ficou mais ágio, o que quer dizer que o processo de pagamento para aquelas famílias que perderam sua produção vai ficar mais fácil de se viabilizar”, complementa Ione.

Para a Assessora de Desenvolvimento Social e Territorial da Emdagro, Abeaci dos Santos, “a reunião foi muito importante porque foram dirimidas muitas dúvidas acerca do programa e melhor entendimento por parte dos agricultores e técnicos”, diz, acrescentando que o programa é um benefício social o qual mantém os agricultores familiares em seu local de trabalho e que, em caso de frustração de safra, a partir de 50%, motivada por excesso de chuva ou seca, comprovada através de laudos emitidos pelos técnicos da Emdagro, os agricultores recebem a importância de 550 reais parcelados em 5 vezes.

Participaram também da reunião além da coordenadora nacional do programa, Dione Maria Freitas, o Secretário Executivo do Pronaf, Sergio Santana, O Chefe do Escritório Regional e Local da Emdagro em Nossa Senhora da Glória, Ary Osvaldo Bomfim e Luciano Firmino, respectivamente, e o técnico local Sandro Kruger.

Foto: Luiz Carlos M. Lopes / Ascom Seagri

18 de abr. de 2009

O “Entre Amigos” e seus convidados

Publicada no Jornal da Cidade no dia 16/04/2009

Texto: Ludwig Oliveira (Radialista e professor)

Está surgindo no cenário televisivo sergipano, um novo programa que traz em seu escopo, uma proposta fundamentada justamente naquilo que jamais fora vista em Sergipe, uma vez que seu formato é descontraído e informal, onde irá possibilitar aos telespectadores acesso às informações através de entrevistas variadas, cuja dinâmica é distribuída entre quatro apresentadores, dentro de uma mesma edição, além de termos um jornalista de “peso” convidado à cada programa onde o mesmo terá liberdade para dissecar o tema que convém.

Será utilizado como cenário, uma das dependências do restaurante “Varanda do Ramiro” na orla de Atalaia, proporcionando aos apresentadores e convidados a certeza de um local agradável e intimista.

Objetivo

Por ser um programa inovador, o “Entre Amigos” tem como objetivo desenvolver um trabalho que vise mostrar para as mais variadas camadas sociais, uma nova concepção televisiva arraigada em princípios éticos e jornalísticos, dentro de um entendimento que proporcione ao seu público-alvo, cultura e entretenimento, através de informações levadas por entrevistados dos mais diversos seguimentos da sociedade civil.

São temas nas áreas da Política, Segurança Pública, Saúde, Social, Cultura, Educação, Turismo, e Meio Ambiente, (tema este que terá uma prioridade destacada com a presença de técnico na área, onde fará breves explanações pertinentes), dentre outros que levarão conhecimento aos telespectadores, permitindo a eles uma maior compreensão dos momentos pelos quais estão passando. Contudo, não há forma melhor de levar informação senão através de entretenimento e variedades.

Formato

O Programa terá uma duração de 1 hora, sendo distribuído em 4 blocos de 10 minutos cada, mais abertura, barras de comercial e encerramento.

Dentro de uma dinâmica diferente dos demais programas televisivos, o “Entre Amigos” será apresentado por quatro profissionais em comunicação e jornalismo, que darão ritmo descontraído e informal às entrevistas. O clima de interação entre apresentadores e entrevistados proporcionará ao telespectador uma maior identidade aos temas propostos.

O cenário do programa também contribuirá com essa dinâmica e interação uma vez que o “Entre Amigos” se utilizará de um espaço atípico, criando assim, um clima intimista entre o próprio programa e seus telespectadores. Durante o curso do programa, bebidas não alcoólicas e petiscos serão servidos aos convidados, buscando deixá-los à vontade, enquanto os temas vão sendo tratados pelos apresentadores. Garçons circularão discretamente pelo cenário servindo aos entrevistados, além da permanência de um “barman” que atenderá aos apresentadores.

A apresentação ficará a cargo de Ludwig Oliveira, Suzana Costa, Carlos Mariz, Jaquelline Cruz.

A produção será da Imagens Produções Ltda.

A realização é da Tv Cidade.

Com estreia marcada para o dia 09 de maio, das 18h às 19h.

8 de abr. de 2009

Emdagro desenvolve ações emergenciais para o sertão

[Notícias]

O Governo do Estado vem anunciando, desde o começo do mês de abril, ações de socorro aos municípios do sertão sergipano os quais veem enfrentando momentos difíceis por conta do longo período de estiagem que assola os sertanejo. Nesse sentido, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), através de seus escritórios localizados no alto sertão, vem se empenhando desde então no desenvolvimento das medidas previstas no plano emergencial implantado pelo governo para enfrentamento da estiagem no sertão.

Dentre as ações que a Emdagro vem promovendo em parceria com o Banese e agricultores familiares do alto sertão sergipano, estão a elaboração de planos de financiamento para compra de ração e levantamento do número de tratores existentes na região visando o preparo do solo para plantio de milho e feijão safra 2009/2010, o que beneficia mais de 18 mil agricultores representando um investimento de 20 milhões de reais, recurso esse voltado para o enfrentamento dos problemas relacionados com a seca, como a compra de ração, perfuração de poços artesianos, construção e limpeza de barragens e aguadas.

Abeaci dos Santos, Chefe de Divisão de Desenvolvimento Social e Territorial da Emdagro, ressalta o empenho dos colegas de empresa para a efetivação de tais medidas. “A concretização dos planos de custeio pecuários seria muito difícil sem o apoio valoroso dos técnicos dos escritórios locais da Emdagro do Alto Sertão, bem como a coordenação, orientação e acompanhamento da Unidade Regional de Nossa Senhora da Glória”, diz.

Para Julio Gomes de Andrade, 56 anos, agricultor do Povoado Retiro Nossa Senhora da Glória, “a compra de ração chegou em boa hora porque já estávamos sofrendo há muito tempo por causa da seca e a compra de ração pelo governo é um grande refrigério pra nós”, afirma ele.

Situação semelhante é a da produtora Deusenira Nascimento, do Povoado Nova Esperança em Nossa Senhora da Glória, que já não via alternativa para alimentar seus animais. “A ração chegou na hora certa, esse é momento importante porque a gente já estava naufragando, pois toda renda do leite vinha sendo colocada para a compra de ração”, comemora ela.

7 de abr. de 2009

Emdagro participa de audiência pública sobre Águas de Sergipe


[Notícias]

Foi realizada na manhã de hoje (7), no município de Itabaiana, a audiência pública sobre o Programa Águas de Sergipe, a qual contou com a participação de Técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), prefeituras e órgãos da administração estadual, além de alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o objetivo de apresentar à sociedade civil a proposta do programa, bem como, ouvir críticas e sugestões inerentes a ele.

Coordenado pela Bacia do Ria Sergipe e a Semarh, o Programa Águas de Sergipe consiste em fortalecer as políticas de gestão do meio ambiente e dos recursos hídricos no estado, implementando ações que contribuam para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Sergipe, sob uma perspectiva integrada.

“Essa consulta pública é importante por ampliar a oportunidade de participação da sociedade na inserção do programa, que tem o objetivo de fortalecer o marco institucional”, diz superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha.

O Programa Águas de Sergipe

O Programa Águas de Sergipe faz parte de um convênio que será firmado entre o Governo do Estado e o Banco Mundial. Segundo o Superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha, o programa terá uma duração de 5 anos e vai beneficiar em torno de um milhão de habitantes, abrangendo os territórios do alto e médio sertão, Agreste Central Sergipano, Leste Sergipano e Grande Aracaju.

O Comitê Gestor do programa é formado pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Planejamento (Seplan), de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Econômico e Ciências Tecnológicas (Sedetec), e tem como órgãos executores a SEMARH (SRH/SQS/SBF) /ADEMA; DESO / CEHOP; COHIDRO / EMDAGRO; ITPS.

Os principais problemas a serem enfrentados, conforme apresentação, serão a escassez de recursos hídricos (quantidade e qualidade); os níveis mais elevados de população rural e de baixa renda; as cidades com baixos índices de atendimentos aos serviços de saneamento – incluindo a disposição final de resíduos sólidos no alto rio Sergipe – região do Semiárido.

No médio rio Sergipe (Agreste) serão enfrentados problemas na operação e manutenção de barragens e adutoras; níveis baixos de eficiência na utilização dos recursos hídricos; uso indiscriminado de agrotóxicos; cidades de porte médio com insuficiências no atendimento de serviços de saneamento - incluindo a disposição inadequada de resíduos sólidos.

Já na região do baixo rio Sergipe (Zona Costeira) demandas crescentes para uso doméstico e industrial da água; ocupações irregulares de manguezais e áreas ambientalmente sensíveis; carências de serviços de saneamento em áreas de favelas e outras ocupações desconformes por famílias de baixa renda; baixos níveis de eficiência em sistemas de abastecimento e disposição inadequada de resíduos sólidos serão os problemas atacados na Zona Costeira.

O programa Águas de Sergipe possui três componentes: Gestão e Desenvolvimento Institucional; Intervenções Físicas na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Gerenciamento Executivo, Monitoramento e Avaliação da Execução do Programa.

Ações a serem desenvolvidas

Dentro da Ação de Fortalecimento Institucional e da Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos (Esfera Estadual), espera-se alcançar os resultados na melhoria da eficiência operacional e comercial da DESO; no fortalecimento institucional da SEMARH/SRH/ADEMA, DESO, COHIDRO, EMDAGRO e ITPS; criação da Agência de Águas de Sergipe; na estruturação da carreira ambiental e dos recursos hídricos no estado de Sergipe; consolidação dos instrumentos de gestão; implantação de programas de comunicação social e de educação ambiental e sanitária; desenvolvimento de modelos para irrigação, abastecimento de pequenas comunidades rurais e operação de reservatórios e; adequação do serviço de saneamento conforme a Lei n. º 11.445/07.

Quanto a Ação de Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos na Bacia do rio Sergipe apoio à implementação de Consórcios Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; apoio à criação de planos municipais ou territoriais para saneamento ambiental; elaboração e implementação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) como instrumento da Política Estadual do Meio Ambiente articulado com o Plano da Bacia Hidrográfica de Sergipe; reenquadramento de unidades de conservação, a exemplo de Área de Paisagem Natural Notável do rio Sergipe; implantação do SIG Ambiental e consolidação do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos e; atualização do Diagnóstico Florestal do Estado de Sergipe são resultados que se espera alcançar.

No tocante as ações de infraestrutura urbana, saneamento básico e controle de poluição pretende-se obter os resultados quanto a implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgotos em municípios prioritários, com impacto na qualidade da água; apoio à implantação de sistema de gestão integrada de resíduos sólidos com aquisição de equipamentos; apoio a novas práticas de cultivo e de controle de pragas e doenças e introdução da agroecologia; implantação de macro-drenagem (canais) e de micro-drenagem urbana em municípios do Agreste da Bacia Hidrográfica de Sergipe.

Na ação de uso e ocupação do solo urbano e manejo de microbacias rurais a criação e implementação de Unidades de Conservação com destaque para a proteção de mananciais superficiais e subterrâneos; implantação de projetos de reflorestamento para a formação de bosques energéticos e; implantação de projetos demonstrativos de recuperação hidroambiental em sub-bacias prioritárias.

Já nas ações de melhorias estruturais e de eficiência operacional da infraestrutura hídrica os resultados a serem alcançados estão na implantação de projetos de preservação e revitalização dos mananciais de superfície utilizados para abastecimento público; recuperação e otimização da infra-estrutura hidráulica das barragens Jacarecica I, II e Poção da Ribeira; melhoria de sistemas de abastecimento de água; revitalização e modernização dos perímetros públicos de irrigação e; Recuperação e reinstalação de poços tubulares profundos.

Por fim, nas ações de gerenciamento, monitoramento, avaliação, comunicação e divulgação do Programa Águas de Sergipe estima-se alcançar os resutados quanto o Aprimoramento e capacitação dos órgãos executores na gestão ambiental e dos recursos hídricos; no ambiente multilateral, a SEMARH, como entidade executora estadual será responsável pela qualidade técnica do programa; formalização do Comitê Gestor; formalização de um Conselho Consultivo para acompanhamento da execução do Programa; elaboração e execução de um Plano de Comunicação e Divulgação do Programa.

Quanto aos benefícios decorrentes do Programa Águas de Sergipe, a proposta é consolidar no Estado o Sistema de Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; a melhoria da gestão da disponibilidade hídrica do Estado para os diversos usos; a redução nos índices de poluição em corpos hídricos na bacia hidrográfica do rio Sergipe; preservação de mananciais; melhoria da eficiência operacional e do uso racional da água no saneamento e na irrigação na bacia hidrográfica do rio Sergipe; melhoria da coleta e disposição adequada de resíduos sólidos; melhoria das condições de habitabilidade e qualidade de vida da população e; melhoria da qualidade ambiental do Estado.

3 de abr. de 2009

Emdagro coordenou Fórum sobre sanidade agropecuária

[Notícias]

Encerrou sexta feira (3) o Fórum Nacional de Executores de Sanidade Sanitária (Fonesa), o qual contou as presenças de representantes de 21 estados brasileiros, entidades de classes, do Secretário da Agricultura, Paulo Carvalho Viana, o qual representou o Governo do Estado e de órgãos da administração federal e estadual com o objetivo de definir estratégias no tocante a harmonização das ações ligadas às áreas de defesa agropecuária em âmbito nacional.

O evento, coordenado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), foi aberto na quinta feira (2), pelo presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, que ressaltou a importância de Sergipe poder sediar um fórum de proporções nacionais, onde dos 27 estados da federação 21 se fizeram presentes. “É uma satisfação muito grande para Sergipe sediar esse fórum e reunir especialistas de todo Brasil, oportunizando discussões sobre vigilância e ampliando perspectivas para todo País”, disse ele, ressaltando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Emdagro de modo a garantir ao estado o status internacional da zona livre da febre aftosa, além de outras certificações referentes a algumas zoonoses, no que tange às pragas e doenças da bananeira e da laranja.

Na oportunidade o Presidente do Fonesa, Décio Coutinho, fez um agradecimento pela receptividade dos sergipanos e parabenizou a Emdagro pela organização do evento. Em seguida, conclamou a todos pela união nas discussões sobre os interesses da defesa agropecuária nacional. “Não há discussão sobre sanidade agropecuária se nós estivermos dispersos. É preciso unir os governos Federal, estadual e municipal em torno do assunto, por representar seguramente os interesses do Brasil”. Disse.

Abertos os trabalhos, os participantes se dividiram em duas redes temáticas (defesa animal e defesa vegetal) onde foram discutidas as ações de cada uma delas cujo resultado fará parte da elaboração de um documento o qual será encaminhado aos órgãos competentes, a exemplo do Ministério da Agricultura Abastecimento e Pecuária (Mapa), do Conselho Federal de Medicina Veterinária, da União Brasileira de Agricultura e Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne e do Sindicato de Produtos Veterinários.

“Hoje nós iniciamos a primeira pauta que foi uma discussão com o Conselho Nacional de Medicina Veterinária a respeito da figura do responsável técnico para acertarmos alguns pontos que ainda são pontos de interrogação por alguns estados da federação”, afirma Décio.

Quanto a área de defesa, as discussões giraram em torno das instruções normativas expedidas pelo Mapa, quanto ao trânsito dos produtos citrícola no tocante as pragas oriundas desta cultura. “Tratamos da normatização do levantamento das pragas da citricultura; dos resultados de reuniões anteriores referente à Instrução Normativa nº 01/2009, que trata do trânsito do citros e da praga denominada pinta preta; das IN nº 54 e 55 de 2009 com relação a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), sugerindo que fossem feitas algumas modificações nessas duas instruções para facilitar o transito de cargas cítricas e também para dar segurança aos estados que recebem frutos cítricos de estados que tem a praga”, Explica a Diretora de Defesa Vegetal e Animal da Emdagro, Salete Dezen.

Foto: Luiz Carlos M Lopes/Seagri

1 de abr. de 2009

Sergipe sedia fórum nacional de defesa agropecuária

[Notícias]

O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Paulo Carvalho Viana, e o Presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza de Carvalho, CONVIDAM toda a imprensa sergipana para participar da abertura do Fórum Nacional de Executores da Sanidade Agropecuária (FONESA), que ocorrerá no próximo dia 02 de abril, às 8:30 hs, no Real Classic Hotel, localizado na Orla de Atalaia.

O evento visa discutir novas ações a serem desenvolvidas pelas agências de defesa agropecuária de todo país, no intuito de harmonizá-las em âmbito nacional, como também encontrar formas de implementar as ações já existentes. “Nós buscaremos discutir com o Mapa as medidas que deverão ser tomadas para tornar o Brasil livre da febre aftosa até o final de 2010. E com o Conselho Federal de Medicina Veterinária nós queremos tratar sobre a responsabilidade técnica quanto à venda de produtos agropecuários em casas comerciais especializadas’, afirma a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezem.

Segundo ela, também serão debatidas no Fórum as questões relacionadas ao trânsito de produtos vegetais, assim como levantar a discussão a cerca das áreas livres de pragas quarentenárias A2.

“Essa é a primeira vez que Sergipe vai sediar um encontro dessa magnitude. Na última reunião do fórum ocorrida em Tocantins, em outubro do ano passado, nós colocamos o Estado à disposição para sediar o evento, sendo aceito por todos os integrantes do fórum”, diz Salete, acrescentando que esse momento é muito importante para Sergipe, uma vez que os rumos da defesa agropecuária a nível nacional serão discutidos num estado com status internacional de zona livre da febre aftosa.

Hoje, o Fonesa é presidido pelo atual presidente do Instituto Agropecuário do Mato Grosso (Indea), Décio Coutinho, e suas reuniões ocorrem de 3 a 4 vezes por anos, a depender da necessidade. Em Sergipe, o fórum vai trazer as agências de todos os estados brasileiros, inclusive o Distrito Federal, com exceção apenas dos estados de Roraima, Rondônia, Amapá e Piauí que não poderão comparecer ao evento devido aos seus calendários de vacinação.

O que: Fórum Nacional de Executores da Sanidade Agropecuária (FONESA)

Quando: dias 02 e 03 de abril de 2009, às 8:30 hs.

Local: Real Classic Hotel, localizado na Orla de Atalaia.

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com