A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

5 de fev. de 2010

Salve a politicagem

Até que ponto pode chegar uma pessoa quando o assunto é interesse pessoal? No impasse entre Luciano Bispo e a Sec. de Saúde, quando da construção das clínicas de saúde, a má vontade política de alguns prefeitos extrapola o senso de humanidade e compromete o acesso da população à saúde. Na concepção deles, é preferível desassistir a população do que buscar o diálogo para resolver o impasse. Salve a MALDITA politicagem.

Há uma confusão tremenda entre clínicas de saúde da família e hospitais 24 horas. A fim de desvirtuar todo o sentido da política de saúde do Estado, prefeitos se insurgem e transmitem, propositadamente, inverdades quanto à finalidade das clínicas. Pelo que eu sei, quem tem estrutura suficiente para fazer exames de maior complexidade e de atender a população 24 horas por dia são os hospitais, as clínicas fazem o atendimento básico à saúde e, conforme o caso, encaminham os pacientes para as clínicas e/ou hospitais mais bem equipados.

Há uma miopia política muito grande em não ver que o Governo está investindo nos hospitais regionais, é só passear pelo Estado e constatar a quantidade de obras que estão sendo feitas, que o diga Estância, Lagarto, Tobias Barreto, o próprio município de Itabaiana, dentre muitas outras. O que o governo vem fazendo é substituir aquelas clínicas que funcionavam em casa alugadas, velhas e fedorentas, com afirma o deputado Francisco Gualberto, por clinicas que ofereçam mais qualidade e conforto não só aos profissionais, como também aos pacientes.

Agora, o que esses prefeitos querem é ficar livres para utilizarem como bem quiser os recursos que lhes chegam carimbados, para finalidades específicas, tais como contratação de médicos e aquisição de medicamentos para fazerem suas políticas rasteiras no município.

Se as clínicas fossem presentes de grego, por que alguns outros prefeitos não dizem o mesmo? Porque, como diz o prefeito de Areia Branca e discípulo de Luciano Bispo, Zé Agripino, “quando tiver um prefeito criticando obras é porque não tem compromisso com o seu povo”. Então, deve-se fazer melhor, se esses prefeitos não quiserem as clínicas que as enviem a Nossa Senhora do Socorro e à Lagarto.

Ao meu ver, a politicagem de alguns prefeitos é para denegrir a gestão de quem, realmente, em muitos anos da história de Sergipe está se preocupando com o povo. O governador Marcelo Deda não governa para os prefeitos, governa para o povo e isso não é politicagem, como fazem alguns outros prefeitos.

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com