A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

3 de nov. de 2008

Emdagro discute Segurança Alimentar e Nutricional

[Notícia]
Encerrou na tarde de hoje (03), no município de Boquim, mais uma oficina sobre Segurança Alimentar e Nutricional, que contou com a participação de 15 técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). As oficinas fazem parte do processo de formação técnica e política dos profissionais de assistência técnica dentro da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com o Estadual.

A oficina, que se encerra hoje, visa socializar e nivelar aspectos conceituais sobre Segurança Alimentar e Nutricional na perspectiva de cumprir os novos desafios e compromissos da extensão rural com o desenvolvimento rural sustentável, além de melhor operacionalizar a Política Nacional de ATER/PNATER.

Segundo Angélica Freitas, Nutricionista da Emdagro e facilitadora da oficina, o curso encerra o ciclo de oficinas do ano de 2008, sendo retomado a partir de março do próximo ano. “Aqueles cursos que não foram realizados até o dia de hoje (03) serão remarcado para o mês de março do próximo ano”, diz Angélica.

Iniciada em abril deste ano, as treze oficinas do PNATER foram promovidas nos quatros escritórios regionais da Emdagro, chegando a capacitar 150 profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural nos temas como Política de Assistência Técnica e Extensão Rural, Segurança Alimentar e Nutricional, Educação Ambiental e Agroecologia, Metodologias Participativas de Ater, Políticas Públicas e Gestão Social para o desenvolvimento sustentável.

A Engenheira Agrônoma da Emdagro de São Cristóvão, Karine Resende Araújo vê no curso a possibilidade de obter mais conhecimentos com outros setores da empresa. “Segurança Alimentar e nutricional é um tema bem complexo, e minha expectativa é que essa interação com outros técnicos da Emdagro permita eu adquirir mais conhecimentos”, afirma Karine.

Ainda para ela, o curso vai facilitar suas atividades na hora de implementar tais informações na comunidade. “Aqui estão sendo mostradas informações e experiências que podem ser implantadas no meu local de trabalho”, completa a Engenheira.

Na visão de Alberto de Oliveira Lima Filho, Engenheiro Agrônomo do escritório local de Itaporanga D´Ajuda, o curso sobre segurança alimentar e nutricional deu mais consistência às informações que possuía e faz uma observação: “podemos levar essas mensagens ao produtor rural e, assim, contribuir para a segurança alimentar e nutricional das famílias assistidas. Imaginem que, nos dias atuais, o agricultor familiar produz o alimento que pode ser consumido de forma natural e, muitas vezes, vende para depois comprar produtos industrializados nos supermercados, carregados de substâncias químicas prejudiciais à saúde”, diz.
Abeaci dos Santos, articuladora da rede de metodologias participativas da Emdagro, garante que “o resgate das experiências desenvolvidas sobre segurança alimentar e nutricional pelos técnicos da Emdagro é importante porque serão transformadas em propostas de trabalho e sistematizadas de modo a servir de referência para outros municípios”, diz, acrescentando que esse debate em torno da temática é um constante dentro das ações desenvolvidas pela Emdagro.
Foto: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

Nenhum comentário:

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com