A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

26 de jun. de 2009

Seminário discute criação de cooperativas citrícolas

[Notícias]

Acontece no dia de hoje (05), no município de Umbaúba, o seminário sobre a citricultura sergipana, que contou com a presença de produtores de laranja dos 14 municípios de Sergipe, do Secretário da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Paulo Viana, do Presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza de Carvalho, do prefeito de Umbaúba Anderson Farias e representantes de classes sociais e de instituições financeiras.

O evento, que é um desdobramento de reuniões anteriores ocorridas sobre o assunto, consiste em apresentar as propostas elaboradas pela comissão provisória dos citricultores no tocante à criação de uma central de cooperativas, além de alicerçar a criação de cooperativas naqueles municípios que ainda não possuem e reestruturar aquelas já existentes.

Na programação, o seminário abordou temas relacionados ao cooperativismo na região, cujo intuito é de esclarecer as informações a ela inerentes, uma vez que o encaminhamento final é justamente a criação de uma cooperativa central da região citrícola, além da escolha de qual município será a sede da central.

Na oportunidade, o prefeito de Umbaúba ressaltou importância do evento, uma vez que os problemas referentes à citricultura do estado estão sendo atacado incisivamente. “Desde o começo que nós, da prefeitura de Umbaúba, assumimos o compromisso com os agricultores para a criação de uma representação dos citricultores, no intuito de abrir um canal de comunicação junto ao Governo do Estado para futuros diálogos”, diz Anderson.

O prefeito acrescentou ainda que o município vem introduzindo a laranja no cardápio da merenda escolar e destaca que esse é mais um compromisso assumido pela prefeitura para contribuir com o setor citrícola sergipano. Ele anunciou ainda que, se os membros da futura cooperativa única optar por ter o município de Umbaúba como sede, a prefeitura irá doar um terreno para a construção da cooperativa.

Em pronunciamento, o Presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, disse que encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) correspondência solicitando que o ministério fizesse uma ampla campanha, em nível nacional, de consumo de laranja, uma vez que o consumo do citro vem caindo vertiginosamente no Brasil e em Sergipe, o que prejudica a produção do citros. “Nós encaminhamos a correspondência na última reunião da câmara setorial da citricultura, com a proposta de que o Mapa possa nos ajudar a incentivar o consumo em grande escala da laranja, de forma a solucionar um problema grande que é a falta de mercado dessa fruta”, afirma Jefferson Feitosa de Carvalho, acrescentando que é importantíssima a organização dos agricultores, pois sem o apoio do próprio agricultor o Estado fica de mãos atadas.

Na opinião do representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe (Fetase), Antônio Francisco, o agricultor tem que mudar a cultura individualista de produção e passar a adotar o conceito de cooperativas. “Não adianta o agricultor ficar lá na sua propriedade fazendo as coisas por conta própria, ele tem que está inserido em uma entidade que trabalhe coletivamente na busca da solução desse problema na citricultura”, finaliza, reforçando que a solução da crise passa necessariamente pela organização dos agricultores em cooperativas.

Fotos; Luiz Carlos Moreira Lopes / Seagri

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com