
Confiança e expectativas, esses são os sentimentos que envolvem boa parte dos produtores rurais da região do litoral sul de Sergipe com o Demonstrativo sobre o Girassol, que faz parte do programa do Governo Federal para a produção de biodiesel, implantado na tarde de ontem (30), no Município de Tomar do Geru, a 131 Km de Aracaju.
Por exigência do Governo Federal, 60% da produção nacional do biodiesel devem vir da agricultura familiar, o que em Sergipe pode beneficiar aproximadamente 10.000 produtores rurais no período de 2008 a 2009. A estimativa é que, nesse mesmo período, possam ser cultivados 10.000 hectares de terra com a cultura do girassol, produção essa que vai abastecer a nova unidade de produção de biodiesel da Petrobras, no município de Candeias, na Bahia, inaugurada na última terça-feira dia 29.
Além da unidade demonstrativa de Tomar do Geru outras serão implantadas nas demais regiões do Estado onde a perspectiva é atingir todo o Estado sergipano, chegando a produzir 9.900 toneladas de grãos em 2008 e 17.300 toneladas em 2009.
Para Antônio Camilo da Cruz, agricultor familiar, ainda não cadastrado, o programa é muito bom porque visa melhorar as condições financeiras do pequeno produtor. “Acho “jóia” o programa porque vai melhorar a situação dos mais fracos”, afirma.
Há de se destacar que as atividades agroecológicas podem ser utilizadas também em outra cultura, na expectativa da sustentabilidade da agricultura e implementação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
Foto: Antônio Carlos / Asscom Emdagro