A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

13 de mai. de 2010

Emdagro leva ações para agricultura familiar em Aquidabã

[Notícias]

Depois das cidades de Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre e Glória, foi a vez das 1.600 famílias de agricultores rurais do município de Aquidabã receberem, quinta (13), as 24 toneladas de sementes selecionadas de milho e feijão que o Governo do Estado, através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), destinaram em atendimento ao Programa de Distribuição de Sementes.

Na ocasião, o Presidente da Emdagro Jefferson Feitoza, que no ato representou o Governador Marcelo Déda e o Secretário de Agricultura Paulo Viana, assinou as seis ordens de serviços das 1.500 horas de tratores que estão sendo disponibilizadas aos agricultores familiares - dentro do projeto de Macanização Agrícola - para o preparo de mais de 1.500 tarefas de terra em toda a região. Segundo Jefferson, a Emdagro já cadastrou 200 tratoristas para atenderem a todos os agricultores do Estado. “Nós damos as sementes e ainda disponibilizamos os meios necessários para a preparação do solo. Tudo isso é para facilitar a vida do pequeno agricultor”, reforça Feitoza.

Em uma outra ação, também voltada ao homem do campo, Jefferson lançou o Programa de Palmas, onde a Emdagro busca estimular o cultivo da forrageira como reserva estratégica de alimento para os animais no período de seca. Pelo projeto, deverão ser implantados 1000 unidades de produção e distribuição de sementes ou raquetes de palma em todo o semiárido sergipano, num valor estimado de 1 milhão de reais, através de uma parceria entre Emdagro, Secretaria de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri).

“Hoje é um dia de muita festa para os agricultores familiares de Aquidabã, Só aqui, nós trouxemos três grandes programas governamentais que buscam desenvolver a agricultura dessa região, são elas: a distribuição de 24 toneladas de sementes de milho e feijão, a assinatura da ordem de serviço de 1.500 horas de trator e o lançamento do projeto palmas. Isso demonstra o quanto o Governo do Estado está preocupado com o homem do campo, com o seu desenvolvimento, com sua independência”, diz Jefferson Feitoza, acrescentando que o total de investimentos dos três programas no município é de mais de 230 mil reais.

O presidente destaca ainda a importância dos programas dizendo que, mais uma vez, o Estado se faz presente na vida do agricultor rural. “Nós estamos promovendo uma revolução no campo. O Estado está cada vez mais presente no dia-a-dia do agricultor com ações concretas”, afirma ele.

Para Givalênio Félix Sá, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aquidabã, “esse momento representa muito para o trabalhador rural porque vai promover a liberdade dos trabalhadores com a autossustentação deles no futuro. O importante mesmo é que, mais tarde, esses trabalhadores, através dessa ajuda, vão poder se programar, com o Governo acompanhando essa produção, para não mais precisarem dessa assistência”, comenta.

Já para o tratorista Silvano José dos Santos, que na ocasião assinou juntamente com o Presidente da Emdagro a ordem de serviço, o programa de mecanização viabiliza uma outra fonte de renda para sua família. “Desde o ano passado que eu venho prestando esse tipo de serviço ao Estado e esse ano eu vou garantir novamente mais uma redinha extra para mim, porque nem todos os agricultores tem dinheiro para pagar a hora de um trator e o Governo é quem ajuda eles”, salienta Silvano.

Estiveram também presentes na solenidade o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jodemir Pires, o Gestor Regional de Nossa Senhora da Glória, Ari Osvaldo Bomfim, o Gestor do Escritório Local, Esdras Pereira, o Secretário de Agricultura de Aquidabã, José Acácio Cardoso, os Vereadores do município Vieira de Regi e Jocélio Feitoza, e a Presidente da Fundação Hospitalar, Ana Cristina de Carvalho.

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com