A.˙.G.˙.D.˙.G.˙.A.˙.D.˙.U.˙.

M.˙.I.˙.C.˙.T.˙.M.˙.R.˙.

30 de set. de 2008

Alguma coisa vai errado

[Artigo]
Deixei para tecer comentários, sobre tudo o quanto foi veiculado nos programas eleitorais nos últimos dias, agora na reta final da campanha para prefeito e vereadores. Por isso, me sinto muito mais à vontade para manifestar minha indignação com o que fora apresentado ao povo aracajuano, por políticos que não pautam com o mínimo de seriedade nem decoro para com a população em geral como deveriam honestamente o fazer.

Foram mostradas, nesses quase 60 de dias de campanha eleitoral, propostas que jamais passarão de falácias, de engodos, de aberrações politiqueiras. Vimos candidato dizer que fará, assim que assumir, vários hospitais com grande número de leitos, hospital especializado em neurologia e cancerologia, instalação de vários postos de saúde com atendimento 24 horas, segurança pública auxiliar que é dever constitucional do Estado, que se dispõe a combater a comercialização do petróleo da camada do pré-sal, que vai construir várias e várias avenidas, que garante isentar a população da cobrança de tarifa de água e energia (esse é o pior de todos), que tornará, enfim, sua cidade um verdadeiro Jardim do Edem. Pois bem, não passam de meros sepulcros caiados, fósforos que não dão luz, agiotas eleitorais, cabotinos de plantão, usurpadores da verdade.

Por certo que as necessidades são imensas e os recursos são sempre escassos. Mas isso não dá o direito de virem a um programa eleitoral gratuito, como o próprio nome já diz, num momento tão importante para a democracia brasileira, zombar da cara dos eleitores com mentiras escabrosas, como se achassem que os telespectadores e ouvintes fossem alienados, ignorantes, burros mesmo.

Peca feio quem ainda subestima a capacidade do eleitor de distinguir quem faz política de quem faz politicagem. O eleitor de hoje não é mais aquele que abaixava a cabeça para os “coronéis” e votava de acordo com os mandos destes. Não, meus caros. O voto de hoje tem que ser conquistado um a um com propostas concretas e atitudes honestas.

Não se viu nessa campanha nenhum candidato se comprometer em valorizar o servidor, nem tão pouco afirmar que teriam mais dignidade e decência no trato com o bem público; nenhum se manifestou a favor de concursos públicos para as diversas áreas que se façam necessárias o seu devido preenchimento; nenhum disse como os cargos de direção e chefias seriam preenchidos, se com funcionários de carreira do próprio órgão a que estão vinculados.

Dizer que vão construir o impossível é uma falácia sem igual, é um acinte às pessoas de bom senso, um engodo à população tão carente, mas não burra, um verdadeiro estelionato eleitoral. Como poderão “contratar”, “licitar”, em tão curto período de tempo sem utilizar os critérios danosos do apadrinhamento político-eleitoreiro vigente? Que responsabilidade fiscal é essa que só aparece quando o servidor clama por melhoria salarial? Como o contribuinte poderá ser mais abrandado nos encargos que lhe são impostos? Propostas como essas não se fazem presentes nos programas de governo de quase nenhum candidato, por que será?
O ser humano, ao se indignar, mostra aos demais que alguma coisa está errada. E nesse simples pensar, também comungado por vários construtores sociais que se encontram de pé à ordem para tornar feliz a humanidade pelo amor e pelo aperfeiçoamento dos costumes, busco repudiar toda essa maledicência política que está impregnada no seio dessa sociedade castigada.
Enfim, eleitor, não queira ser mais uma vez enganado por aquele político mandrake, mau caráter, sacripanta, que se apresenta como “honesto” – até porque honestidade não é uma virtude e sim uma obrigação moral –, que não constrói masmorras ao vício político vigente. Procure trazer para a sociedade aquele candidato que fale com clareza, sem delírios oníricos, com compromisso real com o servidor público e com a sociedade de uma maneira geral nos seus programas e projetos; que tenhamos orgulho de dizer que estamos bem representados, e que esses representantes possam tornar a vida das pessoas mais justa e perfeita.
* Carlos Mariz Moura de Melo – Jornalista / Acadêmico de Direito / Companheiro Maçom da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Serigy nº 04.

26 de set. de 2008

Controle de agrotóxicos é tema de reunião na Emdagro

[Notícias]


Oportunizar a discussão conjunta sobre assuntos no controle de agrotóxicos no Estado foi a pauta da reunião ocorrida na manhã de sexta (26), na sede da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), pela Comissão Estadual de Agrotóxicos formada por órgãos e entidades como Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Aease, Adema, Secretarias de Saúde do Estado e do Município, Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério Público Federal, Secretaria de meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Emdagro, Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Também foi discutida na reunião a possibilidade de que, cada membro da comissão, busque desenvolver ações e executa-las junto a suas instituições, no intuito de fortalecer a integração dos demais órgãos do estado no controle e combate dos agrotóxicos. “Mais uma preocupação da comissão foi tratar da consolidação do Projeto Preservar, em que todas as secretarias de governo devem se envolver para que a gente possa ampliar as ações de controle dos agrotóxicos em Sergipe, mesmo sendo o Estado referência nacional no combate de agrotóxicos”, afirma Maria Aparecida Andrade, Presidente da Comissão.

“Ficou decidido nessa reunião que as secretarias de governo deverão se reunir no próximo dia 20 de outubro, no auditório da Seagri para estudar ações do Projeto Preservar e apresentar seus resultados à Comissão Estadual de Agrotóxicos”, diz Aparecida.

Ainda para a Presidente, a reunião foi bastante saudável, mesmo tendo fugido um pouco a pauta, uma vez que se esperava estarem presentes na reunião alguns fornecedores de hortaliças para supermercados. “O contato com os fornecedores ficou a cargo da equipe de Vigilância Sanitária do Estado, porém, esse contato não foi feito.”, complementa a presidente.

Segundo a promotora do Ministério Público Federal, Gicelma Nascimento, “a reunião foi muito proveitosa porque se presenciou diversos setores reunidos em prol da erradicação desses agrotóxicos”.
“O MPF, que monitora as ações da comissão e que há cinco anos possui um procedimento para acompanhar a história do agrotóxico, tem interesse em ver como andam os efeitos desses produtos na saúde das pessoas em Sergipe”, afirma a Promotora, manifestando sua preocupação quanto à entrada clandestina dos agrotóxicos no Estado.

Na ocasião, foi apresentado à comissão um estudo feito pela Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes (ITP/Unit), Ângela Colognesi, sobre os malefícios dos agrotóxicos a saúde humana.
Foto: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

22 de set. de 2008

Aberto curso para fiscais da Emdagro

Foi aberto no início da manhã de hoje (22), pelo Presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitosa de Carvalho, o curso voltado aos 65 fiscais que atuam nas 10 barreiras de defesa animal e vegetal espalhadas por todo o Estado.

Novas legislações e medias, que vem sendo editadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), são pontos que estão sendo discutidos no curso, cujo intuito é atualizar os fiscais agropecuários sergipanos sobre sua efetiva aplicação.

Para Antônio Carlos Fraga e Silva, responsável pela defesa vegetal do Ministério da Agricultura, Sergipe é um estado isento das principais pragas que ocorrem mundialmente e isso se dá por conta do eficiente trabalho desenvolvido pela equipe da Emdagro nas fronteiras sergipanas. “Sergipe não tem as principais pragas da citricultura mundial por causa do ótimo desempenho dos fiscais da Emdagro”, afirma Antônio Carlos.

“O papel do fiscal de barreiras é muito importante porque ele fica lá na ponta impedindo a entrada de produtos que sejam portadores de pragas. Por conta disso, o curso é fundamental para capacitar esses técnicos e possibilitar que eles trabalhem cada vez melhor”, complementa Antônio, observando que todo esse trabalho é fruto da parceria da Emdagro com o Ministério.

Na visão de Salete Dezem, Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, “esse curso é uma reciclagem dos fiscais de fronteiras para que eles rememorizem a legislação, seus pontos atualizados e as novas portarias que foram editadas”, diz, acrescentando que todos os atos tomados nos postos de fiscalização serão integrados e uniformizados.

16 de set. de 2008

Defesa vegetal e animal são temas de cursos

[Notícias]
Acontece, nos dias 22, 23, 25 e 26 deste mês, no auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), localizada na Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/n, Bairro Capucho – Aracaju/SE, o curso destinado a fiscais que atuam nas dez barreiras agropecuárias espalhadas pelo Estado.
Objetivando atualizar 65 fiscais sobre novas legislações e medidas que o Ministério a Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) edita sobre o trânsito de cargas no âmbito vegetal e animal, o curso que será dividido em 4 módulos (diagnóstico, postura, importância da defesa, fiscalização e trânsito), conta com a participação de profissionais da área de defesa vegetal da Emdagro, técnicos da Secretaria da Fazenda e do próprio Mapa.
“A gente deseja que, com o curso, os fiscais tenham uma maior eficiência no desempenho de suas atividades, atendendo bem aquelas pessoas que transportam carga, fazendo a fiscalização com rapidez e eficácia porque, com isso, nós teremos como impedir que pragas ausentes em Sergipe ataquem nossos pomares”, afirma Aparecida Andrade, Gerente de Defesa Vegetal da Emdagro.
Já nos dias 23 e 24, no Parque de Exposição João de Oliveira Dantas, em Nossa Senhora da Glória, ocorrerá o curso sobre cochonilha de carmim, praga que ataca as plantações de palma forrageira, cultura utilizada por produtores bovinos para suprir os alimentos do gado no período de estiagem nas regiões do alto e médio sertão sergipano.
Segundo Aparecida, não há quaisquer indícios de que esse tipo de praga tenha ocorrência em Sergipe. “A cochonilha do carmim não está presente em nosso Estado, somente nos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco e, por isso, o cursos vai possibilitar que os nossos técnicos da região trabalhem na prevenção dessa praga, uma vez que, caso surja qualquer problema, eles estejam aptos a diagnosticar com rapidez”, afirma a coordenadora.
O curso sobre cochonilha do carmim será ministrado por um Engenheiro Agrônomo da Secretaria da Agricultura da Paraíba e visa capacitar aproximadamente 80 técnicos que trabalham na região de cultivo de palma forrageira. “Aquela pessoa que esteja interessada em participar do curso, deve entrar em contato com o Escritório Regional da Emdagro, no município de Nossa Senhora da Glória”, completa aparecida.
Programação
No mês de outubro deste ano, a Emdagro vai promover mais dois cursos sobre defesa vegetal. O primeiro, sobre pragas na citricultura, vai acontecer nos dias 23 e 24, no Centro de Treinamento, no Escritório local do município de Boquim, enquanto que o segundo, com o tema sobre pragas na bananeira, está previsto para o dia 28 e 29, na Associação de Consórcio do Distrito de Irrigação do Platô de Neópolis.
Foto: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

12 de set. de 2008

Emdagro realiza curso de perito

[Notícias]

Encerra no final da tarde de hoje (12), no escritório local de Boquim, o curso de peritos realizado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), cujo objetivo é preparar os técnicos que já fazem perícias para o seguro da agricultura familiar (PROAGRO MAIS) e para o Garantia Safra.

O curso, que acontece desde a última quarta-feira, vem sendo ministrado por profissionais qualificados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que estão capacitando 45 técnicos, sendo 35 da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro) e 10 de outras entidades credenciadas ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Os facilitadores que vieram de Brasília já realizaram esse tipo de curso pelo país inteiro”, afirma Jodemir Freitas, Diretor de Assistência Técnica Extensão Rural da Emdagro.

Segundo o Diretor, o curso é uma oportunidade ímpar que os técnicos da empresa terão para se capacitar e se credenciar junto ao MDA e possam, com isso, emitir laudos do PROAGRO e do Seguro da agricultura familiar.

Adailton dos Santos, Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) afirma que a partir de 2009, os técnicos que trabalham com seguro agrícola só poderão emitir laudos periciais se estiverem qualificados e credenciados pelo MDA.

Para Deodato Lima Filho, articulador da Rede de Financiamento e Proteção da Produção da Emdagro, no curso, além da parte de peritagem vem sendo tratas informações atualizadas sobre os programas Garantia Safra e Unidades de Referência, o que significa dizer que toda a problemática de crédito rural será esclarecida e, com isso, a Emdagro poderá atuar melhor e passar mais informações aos agricultores familiares.

Esse é o primeiro curso de perito em Sergipe e sua finalidade é capacitar os técnicos da Emdagro para que eles sirvam também de multiplicadores a outros profissionais da empresa, buscando atingir 100% dos que trabalham em perícias no Estado. “É importante lembrar que esse é um compromisso que eles terão que assumir com o MDA”, conclui Deodato.

9 de set. de 2008

Emdagro realiza curso sobre Garantia-Safra

[Notícia]


Capacitar agricultores familiares, conselheiros municipais, representantes de sindicatos rurais, técnicos de prefeituras e da própria Emdagro sobre as ações do Programa Garantia-Safra é o objetivo do curso realizado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro, no dia de hoje (9), no município de Nossa Senhora da Glória, a 126 km da capital sergipana.

No curso, ministrado por profissionais da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Agrário e da Emdagro, serão apresentados métodos, ferramentas e técnicas metodológicas com finalidade de oportunizar aos participantes resgatar a trajetória do Programa Garantia-Safra em Sergipe, além de facilitar a apresentação de avanços e a identificação das dificuldades em sua execução.

Segundo Godofredo Albuquerque, Coordenador do Pronaf na Emdagro, o curso vai destacar a importância da comunicação na divulgação e efetivação de programas importantes ao homem do campo. “Esse curso visa, inclusive, mostrar a importância da comunicação no processo de consolidação das ações do programa em todo Estado”, diz o Coordenador.

Para o agricultor e conselheiro municipal de Tobias Barreto, Jocineu dos Santos, é fundamental na comunicação a participação dos envolvidos. “Agora é que eu estou percebendo a importância da comunicação e acho que todos devem ser um divulgador do programa”, reconhece ele.

Ainda segundo Godofredo, para que o processo de consolidação do garantia-safra seja eficaz, faz-se necessário o envolvimento do poder público municipal. “É bom deixar claro também, que o interesse desse curso é fortalecer a participação das prefeituras representadas no programa”, complementa.

“Eu não tinha o conhecimento do garantia-safra como um todo, mas por conta do que vem sendo apresentado no curso, me sinto capacitado para servir de multiplicador aos demais agricultores do meu município”, esse é o sentimento expresso por José Batista, agricultor familiar de Pinhão, ao ter suas expectativas atendidas na medida em que os aspectos relacionados às principais etapas do programa estão sendo esclarecidos.

O Seguro

Criado pela Lei 10.420 de 10 de abril de 2002, o Garantia-Safra é uma ação do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) que busca atender a um grupo específico de agricultores familiares da região semi-árida do Brasil, cuja renda chega até 1,5 salário mínimo e que tenham perdido pelo menos 50% da safra por causa da seca ou por causa das fortes chuvas.

Num sentimento de solidariedade, União, Estados e Municípios devem aderir ao programa e promoverem a construção conjunta de um seguro (Fundo Garantia-Safra) para o atendimento aos agricultores familiares daqueles municípios castigados pela seca.

O Fundo Garantia-Safra é composto por recursos provenientes das contribuições dos agricultores familiares, na ordem de R$5,50, correspondente a 1% de 550 reais; dos Municípios , no valor de R$ 16,50 por agricultor participante (3%); Estados, no valor de 33 reais (6%) e; União com 110 reais por agricultor participante, o equivalente a 20% de R$550,00.

Para poder participar do programa, o agricultor rural deve atender a alguns requisitos, tais como: ser agricultor familiar nos moldes do Pronaf; ter renda bruta mensal de até 1,5 salário mínimo; cultivar áreas não irrigadas e que tenham entre 0,6 a 10 hectares de arroz, algodão, feijão, mandioca e/ou milho; além de efetuar a adesão ao Garantia-Safra antes do plantio.

Comprovada a seca e, consequentemente, a perda da metade da safra, aquele agricultor familiar que aderiu ao programa vai receber, a título de seguro, a importância de 550 reais parcelados em 5 vezes de R$ 110,00, por meio da Caixa Econômica Federal.

Experiência

Deilde Gonzaga da Costa, agricultora familiar da Comunidade Quixaba, em Nossa Senhora da Glória, que teve mais de 60% de sua lavoura de milho prejudicada por conta da seca, não esconde a satisfação quanto a eficácia do seguro-safra. “Esse programa é muito, se não fosse ele eu não sei o que seria de mim, porque eu tive a perda de mais de 60% do milho, fora os 30% do feijão também”, afirma a agricultora.

“Esse mês eu estou recebendo a última parcela do meu seguro-safra, mais também recebi da Emdagro as sementes de feijão de corda”, comemora dona Deilde.

Para mais informações sobre o seguro-safra, o Coordenador do Pronaf na Emdagro, Godofredo Albuquerque, recomenda aos agricultores que se dirijam até um escritório da Emdagro no município em que residem.
Foto: Carlos Mariz/ Asscom Emdagro

8 de set. de 2008

Tabagismo é tema na Gestão do Conhecimento

[Notícia]

Visando aumentar a consciência das pessoas sobre o tabagismo, a Secretaria de Estado da Saúde, na pessoa da Enfermeira Lívia Silva, ministrou na manhã de hoje, 8, no auditório da Emdagro, palestra sobre o tema “ Tabagismo: um problema de saúde pública”.

A campanha anti-tabagismo, que vem sendo divulgada em todo o Estado, trouxe aos servidores da Emdagro informações sobre o uso do cigarro e suas conseqüências na saúde não só de quem fuma, como também àquelas pessoas que sequer fumaram na vida.

Doenças como câncer, enfisema pulmonar, derrames cerebrais são causadas pelo uso do cigarro que acomete boa parte da população brasileira, levando o Governo Federal a gastar bilhões de reais com o tratamento dessas doenças. “Depois da bebida alcoólica o cigarro é o maior vício entre os brasileiros e, por conta disso, o governo tem que gastar uma fortuna com tratamentos de saúde provenientes do fumo”, afirma Lívia Silva, enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a enfermeira, o objetivo de se realizar a palestra sobre o tabagismo é justamente envolver os servidores da empresa na conscientização e divulgação dos males do fumo junto àquelas pessoas que se encontram no meio rural. “Além de conscientizar os servidores da Emdagro, nosso objetivo é firmar parcerias para que eles possam desenvolver esse trabalho de conscientização nas comunidades rurais de Sergipe, uma vez que a Emdagro tem muito serviço prestado, o que facilita a penetração dos seus técnicos nesse meio”, aposta Lívia Silva.

Para José Deginaldo Simeão Reis, servidor da Emdagro, fumante há 15 anos, a palestra trouxe muitos esclarecimentos. “Eu sabia da existência de doenças provenientes do fumo, mas não sabia que eram tantas”, diz Deginaldo.

“Depois do que eu vi na palestra, minha meta é parar de fumar”, acrescenta ele, observando que seu corpo já apresenta sinais de cansaço.

Para Francisco Cassundé, servidor da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, vários fatores o fizeram parar de fumar, inclusive a busca da melhor qualidade de vida. “Tem 20 anos que deixei de fumar e observei que os pontos positivos foram bem maiores do que os negativos, a exemplo da minha resistência física. Hoje, a qualidade da minha vida mudou pra melhor”, afirma Cassundé.

Na ocasião, também foi ministrada outra palestra sobre “Gestão das Agroindústrias Rurais no Território Sertão Ocidental em Sergipe”, Monografia do Curso de Especialização para o Desenvolvimento Rural Sustentável, da servidora da Emdagro, Maria Angélica A. Freitas.

Foto: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

3 de set. de 2008

Emdagro realiza exposição para 15 mil pessoas

[Notícia]
Aproximadamente 15 mil pessoas compareceram na noite de ontem (3), na abertura oficial da 45ª Exposição de Animais da Região Centro Sul de Sergipe, no Parque de Exposição Paulo Nicolau de Almeida, no município de Lagarto, a 75 Km de Aracaju.

O evento, que se estende até domingo dia 7, foi aberto pelo Governador Marcelo Deda na presença de várias autoridades, e sua programação contou com desfiles de animais e shows artísticos dos cantores Adelmário Coelho, Amorosa e da Banda Los Guaranis.

Realizada pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro, a exposição conta com 75 expositores de todo o Estado que, além de máquinas e equipamentos, trouxeram mais de 500 animais entre bovinos, caprinos, eqüinos e ovinos.

Segundo, Carlos Augusto Pereira da Silva, Coordenador de Exposições da Emdagro, diferentemente da exposição ocorrida em 2007, este ano a empresa trouxe produtores de outras regiões do Estado, a exemplo de criadores da região de Nossa Senhora da Glória onde é forte a bovinocultura de leite, cuja finalidade é abrir o mercado de vendas de animais entre criadores sergipanos. “o momento é oportuno porque está surgindo uma grande empresa de laticínio na região de Lagarto, o que significa uma maior abertura de mercado”, afirma Carlos.

Ainda segundo ele “a exposição de Lagarto foi mais pujante na área de bovinos de corte, porém, essa realidade vem mudando gradativamente para a criação de vacas leiteiras. E a nossa intenção é mostrar aos produtores da região que em Sergipe já existem animais com qualidade para a produção de leite”, comenta o Coordenador.

Na opinião de Jorgeval Vieira de Santana, produtor leiteiro, que participa pela primeira vez da exposição de Lagarto, “está sendo muito satisfatório poder expor animais porque, pelo que está se sabendo, a região de Lagarto está começando uma nova bacia leiteira”, diz.

Uma coisa que tem chamado a atenção de Jorgeval, que trouxe para a exposição 9 animais, é a procura dos novos produtores de leite da região de Lagarto por informações quanto às técnicas utilizadas por ele na criação de animais geneticamente modificados. “o pessoal vem me perguntar como é que faz para produzir vacas com melhoramento genético e chegar a produzir 50 litros de leite em um só dia, como acontece com as minhas”, completa Jorgeval.

Como não poderia ser diferente dos demais eventos, a Emdagro participa de forma efetivamente com a exposição de mais um stand, o qual vem repleto de informações, dicas e orientações técnicas aos agricultores rurais da região.

“As informações e as orientações técnicas oferecidas pela equipe da Emdagro são constantes e isso nos deixa bastante seguros em desenvolver novos projetos”, afirma Jorgeval Santana salientando a importância da Empresa no dia-a-dia do criador de leite.

De um modo geral todos os criadores e produtores são assistidos pela Emdagro. Seja em acompanhamento na área de saúde animal no combate a tuberculose, raiva, brucelose e aftosa, seja na assistência em inseminação artificial, ordenha mecânica, manejo de alimentação, etc.

A premiação

Para a exposição, a Emdagro trouxe também mais uma novidade, o torneio leiteiro, que será realizado ao longo dos cinco dias do evento. “O ponto mais forte da exposição vai ser exatamente o torneio leiteiro, o qual vai mostrar que Sergipe, especialmente na região de Glória, já existem vacas com produção de mais de 50 kg de leite de qualidade”, considera Carlos Augusto.

“Esse tipo de torneio já vem sendo feito em Glória e é bastante aceito pelos produtores, por isso, é que estamos trazendo pela primeira vez para a Exposição de Lagarto”, diz Augusto acrescentando que ao primeiro colocado será dado uma ordenhadera mecânica, ao segundo um kit de inseminação artificial e ao terceiro uma forrageira.

Para José Roberto Oliveira, produtor de leite de Glória, mesmo tendo ganhado vários torneios leiteiro, não se considera o favorito. “Em todas as exposições que participo, sempre encontrei fortes competidores e não será diferente na de Lagarto”, afirma Roberto.

“Essa é a primeira vez que participo da exposição de Lagarto, por isso, trouxe 3 das minhas melhores vacas para o torneio e garanto que não vou dar “mole” para ninguém”, completa José Roberto.

Aquecimento da economia

Por ser a exposição um momento em que os participantes podem mostrar seus animais e produtos aos visitantes, cresce a expectativa de vendas entre criadores, podendo aquecer a economia do Estado.

Segundo Carlos Augusto, em Sergipe novas tecnologias estão sendo trazidas por conta do desenvolvimento do setor primário, o que mostra o potencial do Estado. “Na hora que você desenvolve trabalho no campo e no setor agropecuário, viabilizando a comercialização de produtos e serviços, aumentando o consumo e as vendas geram no Estado o aquecimento na sua economia”, afirma Carlos.

Fotos: Carlos Mariz/Asscom Emdagro

Entre em Contato

______________________________________________ carlosmariz@hotmail.com jor.carlosmariz@gmail.com